Sonho para alguns, necessidade para outros, o empreendedorismo é o caminho escolhido por muitas pessoas na busca de realização, solução de problemas e, claro, sustento financeiro.
Não é exagero dizer que a história da humanidade é moldada por mãos empreendedoras e inovadoras. Do papiro à internet, a implementação de ideias trouxe avanços e marcou eras. E nem precisamos olhar tão alto: por todos os lados estamos cercados de empreendimentos – maiores ou menores – que solucionam problemas e facilitam a vida.
Você está pensando em empreender? Neste artigo, vamos entender o conceito de empreendedorismo, os tipos e quais as características essenciais a um bom empreendedor.
Além disso, vamos ver como está o cenário do empreendedorismo no Brasil e as principais tendências para quem ainda está em dúvida sobre em qual segmento empreender.
Boa leitura!
O que é empreendedorismo?
Empreendedorismo é a disposição e a capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços ou negócios.
Bastante coisa, né? Vamos analisar cada parte dessa definição?
- Disposição e capacidade: no empreendedorismo não basta querer nem basta só ser bom em algo. É preciso combinar as duas coisas em altas doses para ser um empreendedor.
- Idealizar: ou seja, de enxergar necessidades e oportunidades, e a partir disso, encontrar uma ideia para solução.
- Coordenar: entender o que é necessário para colocar a ideia em prática, captar e organizar os recursos (materiais e humanos) para isso.
- Realizar: agora sim, fazer acontecer, tirar do papel e colocar o empreendimento na rua (ou na rede, se for o caso).
- Projetos, serviços, negócios: desenvolver algo que cause um impacto na sociedade.
A essa definição cabe ainda acrescentar uma pitada de coragem. Afinal, a palavra deriva do francês entrepreneur – aquele que assume riscos e começa algo novo.
Conhece alguém assim? Não faltam bons exemplos de empreendedorismo à nossa volta:
Exemplos de empreendedorismo
De pequenos empreendedores a grandes e visionários: todos os serviços e produtos que utilizamos no dia a dia devemos a esses idealizadores.
Assim, o mercadinho da esquina pode ser um exemplo de empreendedorismo. Afinal, ele percebeu uma necessidade de abastecimento na região, encontrou um lugar, fornecedores, formalizou na prefeitura, estudou preços viáveis e enfim abriu as portas. Com esse comércio no bairro, os moradores podem adquirir algum item que precisam rapidamente e que acabou na despensa. O empreendedor, então, proporciona maior comodidade aos moradores da região.
Da mesma forma, os aplicativos de delivery também são bons exemplos de empreendedorismo. Alguém percebeu que, às vezes, as pessoas não querem ir nem até o mercadinho da esquina nem fazer as compras do mês numa grande rede.
Verificou também que já existia tecnologia suficiente para reduzir esse desgaste para o consumidor. Assim, hoje, já podemos fazer as compras online, comparar preços e receber tudo na porta de casa.
Por outro lado, um grupo que se organiza para plantar e colher os próprios alimentos de forma independente dos supermercados também pode ser considerado um exemplo de empreendedorismo. Detectaram uma necessidade, captaram os recursos, delimitaram um escopo e fizeram acontecer.
E aqui poderíamos seguir a lista gigante e eclética de exemplos de empreendedorismo de sucesso: Jeff Bezos, Steve Jobs, Bill Gates, Silvio Santos, Luiza Trajano, entre muitos outros.
Qual é a importância do empreendedorismo?
A importância do empreendedorismo é a nossa própria evolução enquanto sociedade. A partir do empreendedorismo criam-se soluções, empregos, riqueza e oportunidades diversas.
O empreendedorismo é a força motriz que impulsiona inovações de diferentes tipos para a vida em sociedade.
O ato de empreender é essencial também para movimentar a economia ao gerar empregos e renda, ao promover maior competitividade e ao pagar tributos que ajudam no financiamento de bens comuns.
Tipos de empreendedorismo
Sendo tão ampla a definição de empreendedorismo, que pode ir do dono do mercadinho ao fabricante de naves espaciais, é importante classificá-lo em algumas categorias. Alguns dos tipos de empreendedorismo mais comuns são:
Empreendedorismo Individual
Quando o profissional atua por conta própria no mercado nacional, seja através de MEI (Microempreendedor Individual) ou EIRELI Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), ele é um empreendedor individual. É uma categoria de entrada, uma boa maneira de começar um negócio ou de atuar de forma independente.
Empreendedorismo Informal
De acordo com dados do IBGE, cerca de 40% da população brasileira trabalha de forma informal.
O empreendedorismo informal é uma realidade do país, e é o termo usado para definir aquele empreendedor que pratica uma atividade econômica sem formalização governamental.
Exemplo disso são ambulantes, vendedores de barracas de rua e ou comércios e serviços sem registro. Por ser uma atividade sem estabilidade ou proteção jurídica, o ideal é que o empreendedor informal com o tempo formalize sua atuação e se torne um empreendedor individual.
Empreendedorismo de Franquias
Na teoria, é um dos tipos de empreendedorismo com mais facilidade de execução, por contar com modelos de negócio e processos já testados e bem definidos.
Além disso, o empreendedor de franquia normalmente conta com apoio de uma empresa maior e tem público-alvo e metas bem definidas. Existe uma variedade enorme de franquias atuantes no mercado brasileiro, desde redes de procedimentos estéticos até alimentação, com investimentos de entrada também flexíveis.
Empreendedorismo Cooperativo
É o nome dado para quando um grupo, pequeno ou grande, de empreendedores individuais se une para criar e aplicar em conjunto um modelo de negócios.
É uma prática que permite o apoio mútuo para alcançar boas oportunidades de forma colaborativa. A clareza nos objetivos e responsabilidades é essencial para que o modelo funcione.
Empreendedorismo Social
A intenção aqui é causar impactos positivos na sociedade, normalmente reunindo recursos financeiros para levantar e manter em funcionamento um projeto. Isso pode ocorrer por meio do investimento direto de outras empresas ou através de ações coletivas, como crowdfundings.
Empreendedorismo Digital
O cenário digital é fértil para a criatividade de empreendedores, com muito espaço para o desenvolvimento de novos serviços e produtos através de inovações tecnológicas.
A categoria de empreendedorismo digital abrange, por exemplo, produtos como Netflix e Uber, lojas online ou conteúdos como podcasts e e-books.
Empreendedorismo e inovação: quais são as relações?
Empreender é sobre pensar e agir. Já inovar significa criar algo novo.
Uma pessoa empreendedora é mais do que um empresário ou administrador, mas alguém com visão criativa de oportunidades e negócios. Dessa forma, o empreendedorismo está muito perto da inovação, que é a capacidade de identificar e criar novos produtos ou serviços.
Um empreendedor com visão de mercado consegue fazer com que os consumidores e colaboradores participem das transformações dentro da empresa.
Empreendedorismo no Brasil: qual é o atual cenário?
Provavelmente algum amigo ou conhecido seu resolveu ser o seu próprio patrão, montando um negócio para chamar de seu. Ou, então, você mesmo teve coragem e resolveu empreender, não é mesmo? Afinal, quase metade da população brasileira tem esse sonho, segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) do Sebrae.
Nesse relatório, foram apresentados dados que mostram que 46% dos brasileiros têm o desejo de ser seu próprio chefe. Empreender, aliás, ficou em terceiro lugar na lista de sonhos da população, atrás apenas do desejo de viajar pelo país e de ter a casa própria.
O relatório também indica um crescimento dos chamados “empreendedores estabelecidos”, ou seja, aqueles com mais de 3,5 anos atuando no mercado. Em 2020 eram 8,7% e em 2021 o número chegou em 9,9% de empreendedores, o que representa 14 milhões de brasileiros à frente de algum negócio.
Outro dado importante levantado pelo Sebrae é o número de empreendedores no Brasil em 2021. Cerca de 43 milhões de pessoas já tinham um negócio ou se movimentaram para ter um empreendimento no futuro.
Apesar dos problemas com a pandemia da covid-19 e outras tantas dificuldades — e muitas vezes por causa delas —, o empreendedorismo no Brasil segue em alta e esse pode ser um ótimo momento para inovar e criar um projeto de negócio.
4 tendências de empreendedorismo que podem mudar o mercado
O empreendedorismo segue progredindo no Brasil, e esse pode ser o momento para tirar do papel o sonho de ter um negócio e colocá-lo em prática. Entretanto, pode surgir a dúvida no que investir os recursos.
Algumas tendências estão em alta e devem seguir em ritmo de crescimento nos próximos anos. Com essas informações em mãos, fica mais fácil escolher a área que mais se identifica e deseja atuar. Confira 4 modelos de empreendedorismo que estão bombando.
Aplicativos de fitness – A preocupação com o bem-estar e a saúde aumentou muito durante a pandemia do coronavírus e segue em alta mesmo após o fim da sua fase mais grave.
Essa é uma das tendências mais promissoras. Em 2021, os aplicativos tiveram um aumento de 31% no número de usuários, comparado com 2020. Isso é um indicativo de que praticar atividades físicas em casa é um hábito que as pessoas seguem realizando, mesmo com as academias retornando às atividades presenciais normalmente.
Mercado de pets – Desde 2020 o Brasil é o segundo maior mercado de produtos para pets em todo o planeta, com 6,4% de participação no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos da América. Os dados fazem parte do Euromonitor Internacional, publicado na revista Forbes.
E não falta mercado para esse nicho no Brasil. Cerca de 46,1% dos lares brasileiros contam com ao menos um gato ou cachorro, segundo o IBGE. As oportunidades vão além de pet shops e clínicas veterinárias, abrangendo também serviços de pet sitter, dog walker, entre outros.
Lojas virtuais – esse segmento certamente não estaria de fora dessa lista de tendências. O setor que já apresentava crescimento antes da pandemia, foi impulsionado por ela. Em 2021 foram mais de R$ 50 bilhões movimentados.
Você pode escolher algum tipo de e-commerce que se identifica e investir em uma loja virtual. Gosta de esportes? Monte uma nesse ramo. Curte games? Aposte na área. São muitas categorias diferentes para escolher.
Negócios circulares – a conscientização sobre manter o meio ambiente protegido gerou uma nova idealização de negócios, onde a reciclagem e a destinação correta de resíduos sólidos são os principais focos.
Existem empreendimentos que se destacam conectando pessoas com vendedores de itens de material que sobraram de construções, como cerâmicas, pias, vasos, entre outros, que possivelmente seriam descartados, mas que podem ser adquiridos por novos compradores.
8 características de um bom empreendedor
Algumas características de bons empreendedores:
- Ter iniciativa para realizar ações e não ficar no papel de espectador
- Ser criativo e curioso para saber identificar e aproveitar oportunidades
- Ser persistente para encarar situações adversas e progredir em contextos desfavoráveis
- Saber planejar passos no curto, médio e longo prazo, para analisar e monitorar resultados e implementar correções ou melhorias quando necessário
- Ter confiança em si mesmo e no time ao seu redor
- Saber liderar, tendo visão dos diversos papéis em que atua e se colocar no lugar do outro, sempre que necessário
- Estar bem informado sobre sua área, o funcionamento de sua empresa e de seus concorrentes
Além disso, um bom empreendedor precisa entender seu papel na sociedade e acompanhar suas necessidades e mudanças.
Dicas de empreendedorismo para empreendedores iniciantes
Um fator muito importante é conhecer bem o setor em que você vai atuar. Se possível, encomende análises de mercado e entenda as diferentes áreas da empresa que deseja estruturar, como financeiro, marketing, comercial e logística. Essa é a melhor maneira de ter uma visão ampla e completa do seu negócio.
Também é essencial, desde o início, ter controle sobre custos e rendimentos, com visão de processos de fluxo de caixa e folha de pagamento.
Algumas vezes, na empolgação de iniciar seu próprio negócio, alguns empreendedores não prestam atenção na sua situação financeira. Se ela não estiver em ordem, pode gerar reflexos negativos, às vezes até decisivos para que o empreendimento não prospere.
Por fim, outras dicas úteis para empreendedores iniciantes são: ter um plano de negócios, estar atento às normas legais de funcionamento, buscar capacitação, investir constantemente em atualizações e utilizar a tecnologia para alavancar a sua empresa.
Leia também: Como uma empresa júnior pode trazer inovação para marcas