Você consegue explicar em três minutos o que sua empresa faz? E em apenas um? Ou em vinte? É com isso que o pitch te ajuda.

Com o seu pitch na ponta da língua – ou sempre à mão – você tem um resumo de tudo o que precisa ser dito, sem esquecer os detalhes importantes.

Neste texto, vamos falar sobre pitch, seu significado e importância, além de trazer exemplos e dicas para fazer um pitch assertivo.

O que é pitch?

Já dizia Francis Bacon: “Um homem sábio criará mais oportunidades em vez de apenas encontrá-las”.

Mas, além de criar uma oportunidade, é preciso estar preparado para que ela não escape de suas mãos. Nessas horas, ter um pitch facilita a apresentação da sua ideia, projeto ou produto. Ele também te ajuda a ficar mais seguro, quando você estiver expondo seus objetivos. 

Pitch é uma apresentação curta e direta que resume em poucas palavras tudo o que um potencial parceiro, investidor ou cliente precisa saber sobre seu negócio. Essa apresentação pode ser uma frase ou uma apresentação de até 20 minutos, aproximadamente. 

Entre os empreendedores, a média de duração ideal de um pitch é de 3 a 8 minutos. O que vai definir o tempo do pitch é o objetivo que ele quer alcançar: convencer um investidor pode levar mais tempo do que finalizar uma venda, por exemplo. 

Mais do que dados, trazer ideias e falar sobre as vantagens do que você está apresentando ajuda na assertividade de um bom pitch. Ele precisa ser bem estruturado já que é uma ferramenta-chave para abrir portas para as oportunidades de negócio.

Pitch: significado

Palavra da língua inglesa, as principais traduções para pitch são o substantivo arremesso ou o verbo arremessar, lançar. Porém, como verbo ou substantivo, as traduções de pitch se multiplicam, sempre dependendo do contexto. 

Essa palavra faz parte do vocabulário de diversos setores, do futebol à música, da mineralogia à informática, entre muitos outros. Em cada setor, a tradução tem um significado bem diferente, mas vamos focar no marketing e no empreendedorismo. 

Pitch no marketing é um substantivo que remete à persuasão: um discurso, uma apresentação para persuadir alguém a comprar ou investir em algo, seja um produto, uma ideia ou uma oportunidade. Basicamente é uma abordagem de vendas. Assim, como na tradução mais usada, pitch seria arremesar ou lançar, mas, nesse caso, uma ideia ou produto.

Exemplos de pitch

Pitchs de grandes empresas como Facebook, Buzzfeed, AirBnb, Aceup e Swipes, entre outros disponíveis na Internet, são excelentes exemplos e servem como inspiração.

Mas, além de se inspirar em exemplos, é fundamental pensar no objetivo do SEU pitch. Se a ideia é captar investimento para o seu negócio, lembre-se que, para cada tipo de espectador, será preciso adaptar a linguagem e o tipo de informação a ser apresentada. 

No geral, um bom pitch precisa começar com uma apresentação relevante e responder a questões sobre a oportunidade de negócio e a solução que você está oferecendo. 

Depois, você escolhe a ordem das informações, pensando no impacto que elas podem causar, todavia é interessante que se fale sobre o mercado e público-alvo a ser atingido, seu modelo de negócio e o que te diferencia dos concorrentes.

Complemente falando sobre os planos dos próximos passos e sobre seu time. Pra finalizar, resuma  o objetivo da sua startup e deixe os contatos para entrarem em contato com você e/ou sua empresa. 

Qual é a importância do pitch no empreendedorismo?

As pessoas têm pouco tempo e cada minuto de atenção é disputado por vários estímulos. Um pitch que capte o interesse, apresente as ideias de forma clara, objetiva e persuasiva é uma ferramenta fundamental para ser notado pelo mercado.

Se você deseja iniciar uma parceria, conseguir um investimento para sua empresa ou mesmo vender seu produto ou serviço, é preciso convencer o parceiro, investidor ou cliente. O pitch pode ser visto como uma ferramenta para iniciar essa persuasão.

É o pitch que vai abrir portas, dar oportunidades, então precisa segurar a atenção da pessoa que você precisa convencer.  

Muitas startups de sucesso começaram com um bom pitch, que foi apresentado aos investidores certos. Mas essa ferramenta não é usada somente por startups, qualquer empreendedor pode – e deve – usar o pitch para conseguir novas oportunidades.  

Quais são os benefícios de uma apresentação pitch?

Costumamos ouvir que tempo é dinheiro e cada vez mais precisamos nos adaptar ao ritmo acelerado das mudanças. Com essa busca de otimização de tempo e rapidez na solução de problemas, achar uma forma de falar de forma rápida e direta é a chave do sucesso para os empreendedores.

E esse diálogo precisa ser certeiro e chamar a atenção para convencer os investidores, visto que eles estão sempre cercados por pessoas buscando capital para seus negócios.

Além de poupar tempo, criando um bom pitch, você estará sempre preparado para apresentar sua ideia e/ou empresa. Isso diminui a chance de você perder uma boa oportunidade de negócios, caso encontre um investidor a qualquer momento, sem hora marcada.

Tipos de pitch

O tipo de pitch escolhido vai depender do objetivo a ser alcançado. Por exemplo, quando você é o produto, fará o que chamamos de “pitch profissional pessoal” e vai apresentar suas qualidades e competências como profissional.  

Se o objetivo é vender produtos ou serviços, será usado o ‘pitch de vendas e produtos’, nesse caso, o foco está em demonstrar o valor e os benefícios do que você quer vender. 

Lembre-se que, para cada situação e público, pode ser usado um tipo de pitch. Confira os mais usados:

Pitch De Elevador

Apresentação sobre negócios que precisa ser curta, como a duração de um encontro em um elevador, uns 3 minutos, no máximo. Sendo assim, o empreendedor deve focar apenas no que é mais relevante no negócio para conseguir a atenção de quem precisa ser convencido a comprar a ideia ou produto.

One-Sentence 

O mais curto entre os pitchs, tem a duração de apenas uma frase. Essa frase precisa impactar e prender a atenção da pessoa a ser persuadida, para que ela aceite iniciar uma conversa sobre o negócio. 

Pitch Deck

Um infográfico, alguns slides, um vídeo, um dashboard, uma imagem ou qualquer conteúdo que sirva como material de apoio de uma apresentação mais completa sobre um negócio. Serve como reforço do pitch principal, usado durante essa apresentação ou entregue ao interlocutor após o término dela.

Pitch De Captação 

Usado na hora de captar investimentos e patrocínios, é um pitch agendado e com uma duração maior, em média 10 minutos. Nesse pitch, o foco é a apresentação das razões para que alguém aplique dinheiro no seu negócio

Pitch De Vendas

Apresentação de um produto ou serviço para convencer alguém a fechar uma compra. Parecido com o pitch dos empreendedores, os vendedores usam o pitch com clientes que já estão inclinados em fechar o negócio, porém ainda estão com dúvidas.  

High-concept pitch ou Tweet Pitch 

Antigamente o limite de caracteres de um tweet publicado no Twitter era de 140 caracteres. Assim como esses tweets, um tweet pitch tem como conteúdo 140 caracteres, quase como o pitch one-sentence. Também conhecido por High-concept pitch, é um pitch muito curto e usado para a introdução de uma conversa ou para deixar a ideia geral da sua empresa gravada na mente das pessoas.

Vídeo Pitch 

Aqui, além de uma apresentação básica, pode usar elementos audiovisuais para contar a história de uma forma mais dinâmica. Ele precisa ser curto, 3 a 5 minutos, para não cansar o espectador.

9 dicas de como fazer um pitch

O pitch é um resumo de tudo que importa sobre seu negócio. Então, um pitch incompleto ou confuso, por exemplo, pode atrapalhar na hora de alcançar seu objetivo.

Já um pitch assertivo e bem estruturado, aumenta a chance de conseguir a atenção das pessoas, o que pode resultar em um investimento ou uma parceria, por exemplo. 

Conseguir ser objetivo, falar pouco dizendo muito, não é tarefa das mais fáceis. Mas algumas dicas podem te ajudar a fazer um pitch mais assertivo.  

1. Comece pela pesquisa de dados

Para facilitar o planejamento do seu pitch, os dados precisos vão ser a melhor munição para você acertar seu alvo. Estude seu público-alvo, o mercado de atuação e o contexto econômico e social relacionados. Saiba falar sobre os problemas e soluções relacionados ao que você está apresentando e conheça o perfil do seu público. 

Mesmo que todas as informações da pesquisa não entrem no seu pitch, isso vai te deixar mais seguro e facilitar o seu discurso. Além de ajudar – e muito – na hora de responder às perguntas após a apresentação.

2. Planeje a estrutura da apresentação

Um pitch deve ser curto, mas é importante não esquecer nenhuma informação. Tente chamar a atenção logo no começo, com uma pergunta ou frase de impacto, para gerar curiosidade. Pense também no que vai ser dito e em como vai ser dito. A ordem das informações também é um diferencial na hora de capturar a atenção do público. 

Lembre-se que não existe ordem certa, você pode escolher pensando no impacto que elas vão causar. Alguns itens que podem estar em um pitch são: nome da empresa, problema a ser resolvido, solução do problema, diferenciais da solução, modelo de negócios, entre outros.

3. Conheça seu espectador

Quem você precisa convencer? Aqui, o que vai ser dito e como vai ser dito deve ser adaptado para cada tipo de público, seja investidor, parceiro ou cliente, para alcançar seu objetivo.

4. Use uma linguagem simples 

O que você diz precisa ser fácil de entender, principalmente por conta da objetividade e do pouco tempo disponível para o discurso. Evite muitos termos técnicos e o uso de jargões e clichês.

5. Invista em um bom storytelling 

Contar uma história é uma boa forma de gerar interesse e aproximar seu público, sendo assim, não fale apenas sobre fatos. É mais fácil convencer seu espectador quando se cria empatia e conexão do que compartilhando dados somente. 

6. Fale sobre sua solução

Além de falar sobre a ideia da solução de mercado que você está oferecendo, dê exemplos de como ela funcionaria e o que a diferencia de outras empresas ou pessoas. Aqui, ser objetivo e usar uma linguagem simples e direta facilita no entendimento do que é e de como aplicar essa solução.

7. Aparência: slides bem-feitos 

Dar uma atenção especial ao modo como você vai se expressar sobre seus objetivos, não apenas na hora de falar, também no visual. Uma apresentação bem-feita é um diferencial.

Os slides devem ter pouco texto e você pode usar imagens e infográficos para atrair a atenção. Existem ferramentas gratuitas que podem te ajudar nessa hora, como PowerPoint, Google Slides, Canva e Keynote. 

8. Não se esqueça das referências

O que for relevante para ilustrar o que você está apresentando é bem-vindo: infográficos, dados, citações de especialistas. O uso de imagens também ajuda a reter a atenção do público. 

9. Ensaie seu pitch 

Para não esquecer o que você precisa dizer, lembre-se de treinar o seu pitch. Você precisa passar confiança se deseja convencer seus espectadores, então, repasse seu texto antes da apresentação, faça apresentações sem público. Isso pode diminuir as chances de você ficar nervoso na hora de falar com seu público.

Confira nosso post sobre inovação aberta e entenda como esse conceito é aplicado em diversas empresas.