O termo market share é bastante difundido no mundo dos negócios, especialmente quando se pretende mensurar a grandeza de um empreendimento. Aliás, você já se perguntou qual é o real tamanho da sua empresa? 

Não se prenda apenas ao número de colaboradores que estão no dia a dia dos negócios ou à sua receita anual. Ok, esses dados são realmente relevantes, mas pouco dizem sobre o contexto em que ela está inserida. 

Para chegar a uma resposta, que tal pensar em qual é a importância da sua empresa no mercado em que ela está inserida? Qual é a sua fatia nesse segmento? O cálculo de market share vai ajudar a responder a essas questões, entre outras. Vamos entender mais do assunto?

O que é market share?

Market share, ou quota de mercado, é o grau de participação de uma empresa no ramo em que atua. Essa participação é medida pelas vendas de um determinado produto ou pela porcentagem de um negócio dominado por uma determinada empresa.

A porcentagem de market share corresponde à relevância da empresa numa área.

Quais são os tipos de market share?

O market share pode ser medido por fatia do mercado ou volume de vendas:

  • market share de valor considera o valor em vendas totais realizado pela empresa
  • market share de volume analisa a quantidade de unidades de produto comercializadas

Esses dados podem ser analisados de forma separada ou conjunta. Quando uma empresa tem essas informações de forma clara, ela pode considerar seu market share em relação a diferentes comparativos. 

Alguns aspectos de market share a se considerar em uma pesquisa:

  • mercado no qual a empresa atua
  • segmentos de clientes atendidos
  • áreas geográficas onde a empresa está presente
  • canais de vendas e comunicação usados
  • principais concorrentes no segmento
  • tendências de mercado
  • desempenho da marca em pesquisas tipo Top of Mind
  • desempenho das linhas de produtos em relação aos concorrentes

Market share: exemplos

Um exemplo relevante é a Coca-Cola Company. No Brasil, a companhia tem 61% de participação do mercado total de refrigerantes, sendo que a marca Coca-Cola sozinha tem 53,8% das vendas da categoria. (fonte: Valor Econômico)

A Vivo tem 30% de market share do mercado de telefonia móvel no Brasil, com mais de 73 milhões de clientes. (fonte: Lett)

E o iFood tem 37,8% do mercado de apps de entregas rápidas, segundo o índice Share of Search, com mais de 62 milhões de acessos (forma como é medido o alcance do app). (fonte: Relatório Conversion Ecommerce)

Com um bom plano de crescimento, é possível ampliar o market share de uma empresa. A Vivara é um bom exemplo disso. Ao focar na expansão das lojas físicas e em investimento em mídia, a empresa aumentou 2,6 pontos percentuais no seu market share. Hoje, ela detém 16,3% do mercado e a liderança no segmento de joias no país. (fonte: InfoMoney)

Como calcular market share de uma empresa

O cálculo de market share tradicional e mais usado é o de divisão dos valores de vendas da empresa pela quantidade de vendas totais do setor de atuação. 

Por exemplo: um total de vendas de R$ 100 mil em setor que tem 1 milhão em vendas representa um market share de 10%. 

Ainda existem outras formas de calcular o market share, confira abaixo:

Volume

Vamos trabalhar aqui com uma empresa fictícia que atua no ramo de óleo para motor de carros. Imaginando que você é o responsável pelos negócios e que comercializou 100.000 unidades. Entretanto, durante um ano, a venda do mesmo produto no mercado foi de 1.000.000. 

O cálculo aqui precisa ser: volume vendido da sua marca: 100.000 dividido pela quantidade de produtos do segmento: 1.000.000. Nesse caso, a sua empresa foi responsável por 10% do market share de volume do mercado.

Quantidade de clientes

Outra forma de analisar o market share pode ser pela quantidade de clientes da empresa. O cálculo aqui se baseia em saber quantos consumidores em potencial existem e relacioná-los com os fregueses do seu negócio. 

Vamos imaginar que você vende acessórios para skate e tem 100 clientes ativos, e o mercado conta com outras 1.000 pessoas que procuram esses equipamentos. Assim sendo, seu market share é de 10%. 

Por região

Além disso, também há o market share da região. Ou seja, leva em conta o território localizado e define o quanto de público a sua empresa é capaz de atingir e onde estão os possíveis consumidores. Uma mercearia, por exemplo, pode determinar que conta com clientes em um raio de até 6 km do local onde está situada.

Entretanto, a conta pode mudar se o mesmo estabelecimento está em uma cidade pequena, com cerca de 3 mil habitantes. Nesse caso, possivelmente todos os moradores do município se tornarão fregueses do comércio.

Como aumentar o market share? Conheça algumas dicas importantes

Pensando em começar uma estratégia de aumento de market share? Confira algumas dicas:

  • Fazer um diagnóstico de onde sua empresa está e aonde pode chegar.
  • Definir sua política de preços considerando concorrentes, objetivos e custos.
  • Analisar a concorrência, pesquisando seus produtos, preços e estratégias.
  • Criar uma estratégia de marketing a partir do seu público alvo e objetivos.
  • Considerar a fidelização de clientes tendo em mente estratégias de benefícios e atendimento pós-venda.
  • Estudar a oferta de novos produtos ou soluções — exemplo: a Uber aumentou sua plataforma ao entrar no mercado de entregas rápidas, além de transporte de passageiros

Adotar estratégias de sustentabilidade e responsabilidade social é um caminho para aumentar a reputação de sua empresa e fidelizar clientes, aumentando seu market share. 

Falando nisso, este artigo pode te interessar: você sabe o que é ESG?