O que é crescimento sustentável? Quem estuda ou acompanha o universo da economia e da gestão de empresas conhece bem o termo e seu uso. 

Em poucas palavras, crescimento sustentável é manter um ritmo de expansão do negócio que não desequilibre a própria capacidade de financiamento. 

Mas, hoje, a discussão evoluiu e o termo ganhou um significado mais amplo. A definição de crescimento sustentável já não cabe apenas no âmbito da gestão de um negócio em si, passando a abarcar também questões sociais e ecológicas. 

Isso porque, atualmente, considera-se a economia por um viés holístico, em que os negócios são indissociáveis dos seus impactos e influência nas pessoas e no meio ambiente. 

Por isso, propomos um debate sobre o verdadeiro significado de crescimento sustentável, partindo da explicação do conceito no âmbito da gestão e avançando para questões mais amplas. Continue lendo este artigo e faça essa reflexão conosco. 

O que significa crescimento sustentável de um negócio?

No universo de uma empresa, podemos dizer que crescimento sustentável é, como o nome indica, uma expansão sustentada pelo próprio negócio. 

É, a grosso modo, a definição do quanto a empresa pode crescer sem comprometer sua capacidade de financiamento e a sua própria estrutura. 

Há empresas que surgem promissoras, começam a crescer e, por fatores internos ou externos, não se adaptam às circunstâncias de mercado ou de pessoal e fracassam. 

Outras, quando bem geridas, mantêm um ritmo de crescimento que é apoiado por gestão sólida e processos adequados ao tamanho da companhia. 

Para estas últimas empresas, quando o cenário apresenta dificuldades, as respostas dos gestores permitem que os obstáculos sejam superados.

Para isso, é preciso que os gestores organizem seu planejamento pensando no longo prazo, com uma análise criteriosa do seu negócio e do mercado como um todo. 

No tópico a seguir, veremos os fatores a considerar na hora de planejar um crescimento sustentável.

Taxa de crescimento sustentável: como funciona?

Quanto uma empresa pode crescer sem comprometer sua viabilidade e sem alterar seu modelo de negócio? Isso é medido pela taxa de crescimento sustentável, um conceito desenvolvido por Robert Higgins

O cálculo leva em conta qual a taxa de crescimento que uma empresa consegue manter com recursos gerados internamente. 

Existe uma fórmula para isso, que considera como variáveis as taxas de retorno sobre o patrimônio e de retenção de lucro. Para aprender mais sobre como funciona o cálculo, vale ler este artigo.

Segundo Higgins, para que esta taxa de expansão seja viável, é preciso garantir uma estabilidade nos seguintes parâmetros:

  • Estrutura de financiamento: a empresa não pode alterar seu modelo financeiro no período em análise. Ou seja, não deve contrair novas dívidas para financiar o capital investido. 
  • A proporção dos dividendos distribuídos aos acionistas não deve ser alterada, sugere Higgins.
  • A razão entre o volume de negócios e os ativos da empresa deve ser constante, isto é, se crescer o volume de vendas, deve haver investimento em ativo fixo na mesma proporção.

O que é crescimento sustentável em um contexto mais amplo?

Atualmente, a discussão sobre crescimento sustentável amadureceu e o termo costuma ser empregado com um sentido mais amplo, que vai além do aspecto financeiro de uma empresa. 

Com a evolução de questões socioculturais e a crescente preocupação com o meio ambiente, se acrescentaram uma dimensão social e uma dimensão ecológica ao conceito.

Crescer de forma sustentável, hoje, significa expandir um negócio e a economia, possibilitando também o desenvolvimento humano e a preservação ambiental. Para entender como esses fatores se articulam, leia o tópico abaixo.

Pilares do crescimento sustentável

Em qualquer análise sobre desenvolvimento ou crescimento sustentável, costuma-se apontar a existência de três pilares para a sustentabilidade: o plano econômico, o plano social e o plano ambiental. 

Transpondo a questão para o mundo dos negócios, é possível seguir essa mesma categorização, aplicando cada dimensão a um aspecto da atividade de uma empresa. 

A seguir, trataremos de cada um desses pilares. 

Crescimento sustentável: pilar econômico

No nível econômico, consideram-se questões como receitas e despesas, capital, investimento, lucro, oferta e demanda, mas também os impactos do crescimento na economia. 

Princípios como uma governança responsável, uma distribuição racional e solidária dos lucros e uma competitividade justa e equilibrada com os demais players são, hoje, fundamentais.

Além disso, é crescente a preocupação com o impacto do crescimento econômico nos demais pilares. Portanto, os gestores devem avaliar se seus planos de crescimento prejudicam o equilíbrio ambiental e como interferem na sociedade. 

Crescimento sustentável: pilar social

Já no pilar social do crescimento sustentável, o que se considera são as pessoas envolvidas ou impactadas pela expansão da empresa. 

A trajetória do negócio diz respeito não apenas a acionistas, investidores, lideranças, colaboradores e clientes, mas também a suas famílias e comunidades do entorno das operações.

Como a evolução da empresa impacta a carreira e as vidas das pessoas envolvidas? Aqui, um dos principais desafios para gestores é construir uma cultura organizacional que valorize as pessoas. É importante que todos os que participam do processo possam dar sua contribuição e ser recompensados.

Isso passa não apenas por valorização salarial e benefícios, mas também por propiciar um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam reconhecidas e possam encontrar seu propósito. 

Cada vez mais, para atrair e reter talentos, as empresas estão investindo na diversidade do time e na busca pela realização profissional e pessoal.

Do mesmo modo, ter uma relação de proximidade e cooperação com as comunidades ajuda a passar ao mercado uma imagem de responsabilidade e valor. Atualmente, os consumidores estão cada vez mais sensíveis a questões humanitárias e ecológicas. Assim, cresce a pressão para que empresas e marcas correspondam a esses valores e os incorporem à cultura.

Crescimento sustentável: pilar ambiental

Por fim, há que se considerar a dimensão ambiental ao analisar o crescimento sustentável de um negócio. Hoje, a preservação dos entornos, o uso responsável de matérias-primas e a redução do desperdício e da geração de resíduos são centrais em qualquer empresa. 

Então, considerar o impacto ambiental da expansão do negócio é um desafio constante para as lideranças.

A preservação do meio ambiente é um valor que clientes e investidores consideram na hora de escolher de quem comprar ou em que companhia investir. 

Portanto, práticas sustentáveis do ponto de vista ecológico devem ser mais que ação de propaganda: precisam estar integradas à cultura da empresa e permear todos os processos.

Para ler depois:
Você reparou que os pilares do crescimento sustentável de uma empresa condizem com os três princípios da sigla ESG? Para saber mais, leia nosso artigo:

ESG: por que a sigla é tão importante para o futuro das empresas

5 dicas de como ter um crescimento sustentável dos negócios

Agora que você já conhece o conceito amplo de crescimento sustentável e já compreende como se inter-relacionam seus pilares, confira dicas de como aplicar no seu negócio:

  • Compreenda que seu principal ativo são as pessoas: Quem faz uma empresa crescer e ser eficiente são as lideranças, os colaboradores, os investidores. Valorize e capacite a equipe, promova uma relação de trabalho em que as pessoas se sintam parte fundamental da empresa.
  • Estude muito: Fazer uma boa gestão passa não apenas por entender da atividade-fim da empresa, mas principalmente por compreender o ecossistema, o mercado e o público. 
  • Invista em gestão: Sua gestão precisa ser eficiente e estratégica, o que passa por construir e manter processos racionais, ágeis e incorporados à cultura da organização.
  • Cuide bem da comunicação: Como sua empresa fala com o mercado, com o consumidor, com a sociedade? Ingressar e evoluir na jornada de crescimento sustentável passa pelo uso de ferramentas eficientes para ouvir o público e falar com ele. 
  • Aposte na inovação: Uma empresa que cresce de forma sustentável se pauta por criar e propagar o novo, por fazer diferente, fazer melhor. Para isso, é fundamental que se cristalize uma cultura de troca de ideias, diálogo, leitura da realidade e avaliação constante do seu próprio fazer.

Agora que já refletimos sobre o crescimento sustentável, vamos aprofundar o debate sobre como o sistema alimentar se relaciona com as questões aqui discutidas? Clique no link e saiba mais: Sistema alimentar: saiba como funciona e impactos no Brasil