O benchmarking, que algumas pessoas chamam apenas de benchmark, é uma ferramenta que auxilia no planejamento da empresa, para aprimorar processos ou produtos. 

Neste artigo, explicamos o significado do conceito, o modo como se coloca em prática em um negócio e qual é a importância dessa ferramenta para a estratégia da empresa.

O que é benchmarking?

O benchmarking é um processo de pesquisa e avaliação dos concorrentes de uma empresa.

Seu objetivo é compreender como os produtos e processos dessa empresa podem se destacar no mercado.

Ao analisar processos, produtos e resultados da concorrência, um gestor pode traçar objetivos e estratégias para aprimorar o próprio negócio. 

Da consideração do que vem dando certo ou errado para outros players, e também dos resultados que eles obtêm, se pode definir aonde chegar e como deve ser esse caminho.

O que significa benchmark 

A palavra benchmark pode ser traduzida do inglês como “ponto de referência”. Essa acepção diz muito sobre o que a expressão significa no contexto da gestão. 

Isso porque o processo de benchmarking consiste justamente em buscar balizar processos tomando como norte os concorrentes que são referência no setor. 

Assim, os players analisados no benchmarking servem como referência para indicar quais caminhos se deve tomar na estratégia.

Benchmark ou benchmarking: entenda as diferenças

Ao conversar sobre o assunto ou pesquisar o termo, você pode se perguntar: afinal, é benchmark ou benchmarking? 

Isso acontece porque ambas as formas são usadas no contexto dos negócios, muitas vezes como sinônimos, embora não sejam. 

Benchmarking é a expressão para nomear o processo de análise e avaliação dos concorrentes. 

Enquanto isso, a palavra benchmark designa apenas o concorrente identificado como o ponto de referência daquele segmento.

Quer ver um exemplo? Suponha que a empresa A faz uma análise do mercado e identifica processos a serem observados nas empresas X, Y e Z.

A conclusão é que X é a concorrente com os resultados a serem perseguidos e superados. 

Neste caso, a empresa X é o benchmark do setor, ou seja, é o player que serve de referência para os demais. Já o processo de análise feito pela empresa A nesse exemplo é chamado de benchmarking.

Quais são os principais tipos de benchmarking

Existem diversas formas de colocar em prática essa ferramenta de negócio, cada qual com objetivos e métodos específicos. 

Aqui, listamos os principais tipos de benchmarking:

Benchmarking competitivo 

É a análise dos concorrentes diretos, com quem se disputa clientes, para usá-los como parâmetro para balizar mudanças de processos. 

Por exemplo, uma empresa de combustíveis analisa processos de outras empresas de combustíveis para se tornar mais competitiva no setor.

Benchmarking genérico 

Leva em conta um contexto mais amplo, podendo analisar processos e resultados de empresas do mesmo setor ou de setores diferentes. 

Por exemplo, uma empresa de comunicação analisa processos de empresas de turismo, eventos e varejo e obtém um norte para melhorar sua relação com os clientes.

Benchmarking funcional 

Compara funções de empresas não necessariamente concorrentes, mas que se aplicam a qualquer ramo. 

Por exemplo, uma empresa de alimentos analisa especificamente os processos do setor financeiro de empresas de diversos setores.

Benchmarking interno 

Nesta modalidade, diferentes áreas de um mesmo negócio têm seus processos e resultados analisados, para trazer uma compreensão da produtividade e balizar a adoção de novas práticas. 

7 benefícios de fazer benchmarking

O uso do benchmarking como ferramenta tem diversas vantagens para a estratégia de negócios de uma empresa. Entre os principais benefícios, podemos citar:

  1. Permite ganhar tempo e cortar etapas nos processos, ao analisar práticas resultados já obtidos por outras empresas.
  2. Serve para identificar tendências e se posicionar à frente quando elas surgem.
  3. Melhora o conhecimento que a empresa tem do mercado e de si própria.
  4. Ao demonstrar resultados já obtidos por outros, motiva a equipe a buscar objetivos factíveis.
  5. Oferece um argumento sólido para embasar investimentos e posicionamentos estratégicos.
  6. Baliza melhorias em processos e definição de objetivos.
  7. Mantém o foco em resultados, motivando redução de custos, otimização de processos e de produtos.

Dicas práticas de como fazer benchmarking

Aqui, apresentamos algumas sugestões práticas para que o uso do benchmarking traga resultados satisfatórios ao negócio:

  • Faça uma seleção criteriosa dos concorrentes a analisar, com base nos objetivos do seu negócio naquele momento. 
  • Estabeleça os indicadores a serem analisados, o que também deve levar em conta os objetivos que você pretende atingir.
  • Obtenha dados sobre os concorrentes de fontes confiáveis. 
  • Muitas vezes, ter um bom trabalho de networking na sua empresa ajuda a obter informações fornecidas pelos próprios concorrentes. 
  • Uma vez obtidos os dados, faça uma análise objetiva e detalhada, focando no que importa aos objetivos do seu negócio. 
  • Use os insights trazidos pela análise dos dados na definição de uma estratégia de posicionamento competitivo no mercado. 

Erros a evitar na hora de fazer benchmarking

O benchmarking, como vimos acima, pode trazer muitos benefícios para seu negócio, desde que seja aplicado da forma correta. 

Confira alguns erros que podem prejudicar a análise, por isso, devem ser evitados:

  • Fazer o benchmarking por fazer. Não é um passo pro forma, apenas para preencher slides de apresentação corporativa. O benchmarking deve seguir critérios que ajudem sua empresa a melhorar processos. 
  • Escolher os concorrentes errados para analisar. No seu benchmarking, devem ser levados em conta players que tenham indicadores condizentes com os objetivos da sua empresa. 
  • Tratar o benchmarking como uma ação pontual. A análise dos concorrentes não se esgota apenas na etapa inicial, pelo contrário, faz parte de todo o percurso estratégico. 
  • Analisar indicadores que não tenham relevância diante dos seus objetivos. Os insights devem surgir a partir de dados condizentes com o que você está buscando. 
  • Não transformar as conclusões do benchmarking em embasamento para ação. Uma vez feita a análise, seus resultados e insights devem servir para motivar correções de rumo e mudanças de processos, bem como o estabelecimento de indicadores a buscar. 

O benchmarking, quando bem conduzido, é um caminho eficaz para que sua empresa se posicione no mercado de forma inovadora e propositiva. 

 

Além dessa ferramenta, há outras ações de inserção no mercado que sua empresa pode adotar de forma criativa e eficiente. Por exemplo, a prospecção de clientes. Leia nosso artigo e saiba mais sobre o tema