Como uma startup early stage pode conquistar espaço no mercado e avançar na sua jornada de crescimento? De projeto revolucionário à solução validada e implementada, qual é o caminho do sucesso?

Nos tópicos a seguir, apresentamos os principais desafios e oportunidades de uma startup em estágio inicial, com dicas práticas para fazer a inovação acontecer de forma sustentável e lucrativa.

O que é early stage startup?

Como o nome sugere, uma early stage startup é aquela que está no estágio inicial, o que pode durar até três anos, dependendo do caso. Dessa forma, é uma etapa de maturação e testagem do negócio que prepara a empresa para os saltos de crescimento. 

 

No seu ciclo early stage, a startup pode passar por diferentes momentos, como pesquisa e desenvolvimento, captação de recursos, lançamento de protótipos e programas de aceleração. 

Este costuma ser um dos estágios mais críticos para a startup, já que envolve o período em que a empresa é descoberta pelo mercado e precisa provar a viabilidade do negócio.

Early stage e seed money: quais são as diferenças?

O chamado seed money, ou capital-semente, é o investimento feito em uma startup em estágio inicial para viabilizar a implantação do negócio.

Também existe a expressão “early stage financing”, que é o investimento em uma startup em estágio inicial. Nesse contexto, há uma diferenciação conceitual em relação ao investimento do tipo seed money, baseada no estágio em que a empresa financiada se encontra.

Enquanto o seed money é um investimento feito em uma startup ainda no papel, em fase de projeto, o early stage financing é realizado em uma empresa já fundada e operando. Mas, de modo geral, pode-se falar “seed money” para se referir ao investimento em uma startup no começo da jornada.

Quais são as fases de uma startup?

De modo geral, as startups costumam passar por várias etapas do ciclo de maturação, desde o projeto inicial até a consolidação no mercado. Essas etapas de crescimento são:

  1. Ideação ou pré-operacional pode ser chamada de “pré-seed”, um período em que a startup passa da pesquisa das dores e necessidades do mercado à formatação de um produto.
  2. Validação ou Early stage momento em que o produto será validado, a startup entra em operação, “mostra a que veio” e passa de um projeto a um negócio viável, atraindo interesse e investimento.
  3. Traçãomomento final da concepção de uma startup, quando os ajustes são acertados antes do negócio engrenar de vez. Normalmente o empresário tem total conhecimento do serviço oferecido, valores a serem cobrados e se existe investimento realizado.
  4. Escala ou Scale-up é uma fase de crescimento consolidado, em que a startup recebe investimentos ou firma parcerias com outras empresas para alavancar sua expansão.
  5. Unicórnio diferente dos animais mitológicos que lhes emprestam o nome, as startups unicórnios, apesar de raras, existem! Elas são chamadas assim por superarem a fantástica marca de US$ 1 bilhão em valor de mercado.

Nem todas as startups passarão por todas as etapas: esse caminho depende do desempenho de cada empresa e do rumo escolhido por seus fundadores.

Quais são as fases de uma startup early stage?

A fase early stage de uma startup também é uma jornada em si mesma, com diversos desafios a serem superados pelos fundadores para que a empresa cresça de forma sustentável. 

Antes mesmo de entrar em operação, a startup já funciona a pleno vapor, na fase de ideação, quando se busca conhecer e compreender bem as demandas do mercado. A partir daí, estrutura-se um produto ou serviço a ser oferecido para oferecer soluções à demanda que foi identificada. 

Em seguida, inicia-se a fase de validação, em que a startup formata, testa e valida o produto, com base em estudos, testes e contato com potenciais clientes.

Depois disso, com os necessários investimentos e amadurecimento, a startup entra na fase operacional e está pronta para entregar soluções ao mercado.

Como conseguir investimento para uma startup early stage?

Para atrair a atenção dos investidores e garantir aportes que viabilizem sua operação e crescimento, a startup early stage precisa, acima de tudo, demonstrar ao mercado sua viabilidade. Como o produto oferecido atende à demanda do mercado? Quais são as estratégias da startup para garantir a entrega eficiente desse produto?

Ofereça uma solução inovadora

Nas fases iniciais da startup, é preciso muito estudo e planejamento para formatar o produto que será oferecido ao mercado. Isso porque inovar pressupõe conhecer o que já foi feito e como foi feito, a fim de propor um caminho diferente e melhor. 

Para isso, é fundamental ter domínio técnico não apenas sobre o produto, mas sobre todo o ecossistema. Para oferecer a solução mais eficiente, é preciso entender profundamente as dores e anseios do mercado.

Tenha um modelo de negócio sólido

Além do cuidado e esmero na formatação do produto, o que diferencia uma startup early stage viável é a solidez do seu modelo de negócio, o que engloba todas as dimensões da empresa. 

Ou seja, não basta que a startup mostre ao mercado o que faz, é preciso demonstrar como faz. Para isso, é fundamental que o planejamento estratégico leve em conta as variáveis que podem representar risco para o negócio e antecipe respostas a esses possíveis riscos.

5 principais desafios de uma startup early stage

Para que a startup early stage tenha uma trajetória de crescimento sustentável, precisará superar os desafios que se apresentam nesta etapa. Alguns dos principais são:

  1. Manter a relação com os clientes para que continue efetiva, a solução oferecida precisa de constante reavaliação e aprimoramento. Seguir analisando as necessidades do mercado e mantendo o produto adequado a essas demandas é fundamental.
  2. Tornar o negócio rentável para que o seu investimento (e o dos investidores) dê retorno, é importante otimizar o produto e a operação da empresa. Além disso, cabe fazer constantes estudos de precificação, com o cuidado de ler o momento do mercado, para garantir que a rentabilidade esteja adequada ao valor do seu produto.
  3. Fazer a escalada do crescimento para crescer de forma sustentável, é preciso expandir a carteira de clientes, o que requer análise do mercado e estratégias de atração.
  4. Adequar-se aos movimentos do mercado qual é a tendência dos mercados globais? Quais são as demandas atuais do seu nicho e como elas são afetadas pelo cenário macro? É fundamental estar atento e antecipar possíveis crises.
  5. Superar a concorrência quem são seus concorrentes diretos? Como operam? Que produto oferecem? Alguém apresentou uma nova solução no seu campo de atuação? Conhecer os concorrentes e se antecipar na inovação é um desafio permanente.

5 dicas para gerenciar uma startup early stage

Você administra uma startup early stage e está em busca de conselhos para que a trajetória de crescimento de sua empresa seja sustentável? Confira as dicas do Panela Nestlé:

  1. Estudo antes de tudo conheça profundamente sua área de atuação, modelos de gestão, as demandas dos potenciais clientes e os processos de formatação do produto. Você deve ser o maior especialista no seu próprio produto.
  2. Sonhe alto ofereça soluções que não só encantem e satisfaçam os clientes, mas também impactem positivamente todo o mercado. 
  3. Leve a gestão a sério não basta ter o melhor produto; é preciso ter os melhores processos para entregá-lo de forma satisfatória e eficiente. Todo o funcionamento da empresa, do atendimento ao desenvolvimento de produto, é importante e tem efeito no resultado. 
  4. Cultive o networking parceiros são fundamentais para o crescimento de qualquer empresa. Tanto para atrair investidores quanto para estabelecer cooperações em diversas áreas, é importante manter um bom relacionamento com os players do ecossistema. Por isso, é fundamental acompanhar eventos do seu setor, bem como cuidar do relacionamento com o público e com potenciais parceiros. Vale até já ter um pitch da sua proposta preparado para esses momentos.
  5. Acompanhe programas de incubação e aceleração participar de seleções e editais com parceiros que dão um empurrão no seu negócio pode ser um excelente caminho para se inserir no mercado.

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