Você provavelmente já ouviu o termo networking, não é mesmo? Talvez conheça um amigo que conseguiu um novo trabalho ou cliente, indicado por um contato profissional. Fulano conhece Beltrano, que indicou o Sicrano…

Histórias como essa são apenas alguns exemplos sobre o que é o networking na prática. Nesse sentido, podemos dizer que criar boas conexões é fundamental, e pode se refletir também no mundo dos negócios. 

O Panela é um espaço que ajuda na criação de um bom networking! Por meio dele, você consegue entrar em redes que já existem e também criar outras.

Confira neste artigo dicas de como ampliar sua rede de contatos e de como encontrar e fortalecer vínculos profissionais.

O que é Networking

O networking é, de forma geral, o ato de se dedicar à criação de uma rede de contatos, em que é possível trocar conhecimentos sobre determinado assunto. A colaboração entre todos os envolvidos é fundamental para uma conexão em que todos consigam absorver informações benéficas para relações comerciais.

Esse movimento pode ser feito em diversas atividades que estão ligadas aos negócios e à carreira profissional. 

Networking: entenda o seu significado

Networking é uma palavra em inglês que se refere a uma rede de contato entre pessoas que trocam informações, ideias e conhecimentos no dia a dia. 

Diferença entre Network e Networking

Por vezes, o termo network é utilizado no lugar de networking. Apesar de ambas as palavras tratarem do mesmo assunto, uma está ligada a criar uma rede de contatos e a outra à atividade de trabalhar com esses parceiros. Confira abaixo:

Network – usado para descrever uma rede de pessoas que estão mobilizadas por um objetivo específico. Nesse sentido, por um interesse profissional. 

Networking – utilizado para designar um trabalho em rede, por meio de ações voltadas para o aperfeiçoamento, manutenção ou expansão de negócios.

Tipos de Networking

O tipo de networking pode ser classificado com base na proximidade existente com a rede de contatos. Assim, temos as redes primária, secundária e de referência. 

A rede primária normalmente conta com amigos próximos e familiares. Na secundária estão os contatos com vínculos mais formais, como colegas da escola, faculdade ou trabalho. Por fim, a rede de referência é aquela composta por pessoas capazes de inspirar o comportamento, carreira e modelo de vida, como grandes profissionais da área, influenciadores, escritores, entre outros.

Além dos contatos diários, a formação dessas redes também se relaciona ao tipo de marketing que fazemos: de nós mesmos (e nossas habilidades), dos produtos e serviços que oferecemos ou, de forma mais ampla, da nossa empresa:

Networking Pessoal 

Contatos que conquistamos a partir do marketing pessoal, ou seja, de um conjunto de estratégias para promover nossas habilidades profissionais. Um exemplo é deixar claro aos familiares, amigos e conhecidos o que você faz profissionalmente, e como é bom no que faz. 

Networking de Marketing 

Criar uma grande rede de vendedores independentes para ampliar a divulgação e o alcance de um produto ou serviço é o principal objetivo do networking de marketing. 

Na maioria dos casos, a comissão dos vendedores aumenta conforme ele recruta novos vendedores para o time. Um ponto negativo é a constante associação com esquemas fraudulentos de pirâmide, em que os vendedores são estimulados a fazerem grandes investimentos no negócio.

No entanto, o modelo costuma funcionar bem para produtos de venda recorrente, em que o mercado não se satura. Um bom exemplo é a empresa de cosméticos Avon.

Networking Empresarial 

Quando tratamos de networking empresarial, falamos de empreendedores que interagem com contatos de cunho profissional que tenham interesses em comum. Nesse sentido, a ideia vai além de apenas trocar conhecimento com sua rede, mas também estreitar laços com potenciais parceiros ou clientes dos serviços que sua empresa oferece. 

Para que serve o networking

Mas, afinal, para que serve o networking? Podemos nos apoiar na sabedoria popular: “quem não é visto não é lembrado”.

O networking é uma forma de conquistar novas parcerias e negócios, sejam elas interpessoais ou de trabalho. Ou seja, é uma forma de aumentar as redes de contatos que podem trazer benefícios.

Contar com um bom networking é importante para se aproximar de novas pessoas – essencial para desenvolver a carreira e ampliar os negócios. 

Carreira – conhecer novas formas de trabalho, ser informado sobre oportunidades e deixar-se conhecer pelo mercado são alguns dos benefícios para a carreira profissional

Negócios – o empreendedor precisa nutrir constantemente sua rede de contatos, seja para ajudar com divulgação ou implementação de um projeto, seja para ampliar a base de clientes. Quanto mais o seu negócio é conhecido (e aprovado) pelas pessoas, maiores as chances de captar novos investimentos e parcerias.

8 estratégias de networking para conhecer

Para ter uma rede de contatos ativa e saudável, é necessário dedicar tempo e cuidado. O networking vai além de entregar um simples cartão de visita, é preciso frequência. Por outro lado, não é necessário convidar uma pessoa para almoçar toda quarta-feira, basta não se esquecer dela e manter contato.

Nesse sentido, algumas estratégias podem ser interessantes para criar e manter esses laços profissionais sem correr o risco de parecer insistente ou inconveniente.

Confira 8 formas de manter sua rede ativa. 

1. Acompanhar os contatos no LinkedIn 

Manter a proximidade com os contatos permite saber o que um colega da faculdade está fazendo. Assim, você fica a par das conquistas dele – se foi promovido recentemente ou está atuando em um novo negócio, por exemplo.

Dessa forma, você pode celebrar com ele essas conquistas profissionais. Quando se deparar com uma publicação do tipo, seja amigável e felicite a pessoa pelo sucesso.

2. Se comunicar com frequência 

Nada de “oi, sumido”. Mantenha um contato frequente por e-mails ou aplicativos de mensagens instantâneas ou mesmo redes sociais. Com isso, o contato não esfria e mantém-se uma porta aberta para diálogos e projetos que podem ser benéficos para ambas as partes.

3. Publicar conteúdo relevante nas redes 

Compartilhar conhecimento e experiências é uma forma de ser lembrado e mostrar aos seus contatos o que você está fazendo. Escrever em blogs ou sites especializados e publicar nas redes sociais pode render novos contatos.

4. Participar de grupos com suporte profissional 

Essa é uma boa forma de conhecer novas pessoas e conseguir informações relevantes para sua carreira ou seu negócio e também ajudar, compartilhando o que você já sabe.

5. Marcar encontros presenciais 

Apesar de a tecnologia facilitar a comunicação, frequentar eventos da área de interesse, marcar almoços, cafés e reuniões, são ótimas formas de fortalecer o vínculo com sua rede

6. Ajudar seus contatos 

Sempre que estiver a seu alcance, ajude seus contatos a também conquistarem objetivos. Ajude a divulgar produtos e serviços, faça recomendações, apresente a outras pessoas. 

7. Organização

Uma planilha de contatos não tão próximos, ou que você conhece apenas indiretamente, pode ser útil para eventuais divulgações. Para isso, crie colunas para nomes, empresas, cargos e primeira e última data de contato, por exemplo. Aqui entram contatos estritamente profissionais, como a pessoa-chave dentro da empresa ou um cliente, por exemplo.

8. Ter uma reserva de fundos para eventos 

Vai acontecer aquele evento repleto de pessoas que você tem o desejo de conhecer, mas pelo valor acaba não sendo possível frequentar o local? 

Faça um planejamento para reservar fundos para poder viajar e frequentar congressos, por exemplo. 

Rede networking: como criar uma

Ter um bom relacionamento nem sempre é uma tarefa simples. É preciso dosar bem as ações. Caso demonstre interesse exagerado, a pessoa pode ser considerada inconveniente, ao evidenciar pouco entusiasmo a relação pode não ir pra frente. Em outras palavras, é importante criar sua rede de forma natural. Com isso, você conhece novas pessoas e mostra sua competência.

Ah, e não falamos antes porque é o básico não só do networking, mas de todas as relações: ser uma pessoa honesta, justa e tratar a todos bem, independentemente de cargos e interesses, é fundamental. 

Resumindo, alguns princípios fundamentais para construir sua rede de networking: 

  • Defina objetivos. Tenha em mente onde deseja chegar na hora de criar a sua rede de contatos, como a área de interesse, empresas que deseja trabalhar, entre outros.
  • Crie uma rede variada. Tenha contato com pessoas de vários níveis – júnior, pleno e sênior. Assim você diversifica a rotina com assuntos e eventos.
  • Escute os outros. É importante compartilhar seu conhecimento, mas pare para ouvir os outros. O egoísmo é péssimo para as relações, inclusive as profissionais.
  • Saiba o nome dos seus contatos. As pessoas gostam de ser lembradas, e saber o nome de alguém é um jeito de demonstrar apreço e consideração.
  • Qualidade x quantidade. Mantenha o equilíbrio e tenha uma rede em que seja possível desenvolver o relacionamento. Entretanto, não precisa ter poucas pessoas, mas não pode ser grande ao ponto de ser impossível ter contato efetivo.

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