Smart money, também conhecido como dinheiro inteligente, é aquele que traz mais do que aporte financeiro. Como? Através de investidores que acrescentam valor para além do monetário, como: experiência, contatos, ideias.
Vamos supor que uma pessoa decide empreender e abrir uma sorveteria com frutas típicas de uma região. Os negócios estão indo bem e o proprietário deseja expandir, mas não tem recursos para isso, nem conhece bem o mercado de outras regiões, ou logística para ingredientes. Neste momento, o smart money pode ajudar.
Mais do que disponibilizar dinheiro, o investidor que embarcar no projeto oferece também todo conhecimento que tem no ramo, além do networking que é fundamental para alcançar os resultados esperados. Um exemplo bem popular dessa aplicação acontece no reality “Shark Tank”, onde criadores de startups procuram apoio de grandes empresários.
Entenda neste post o que é smart money, como funciona, quais são suas vantagens e como um investidor de smart money pode ajudar sua startup.
O que é smart money?
No contexto de investimentos, o termo smart money pode ser entendido de duas formas: um alto valor de investimento aplicado por investidores experientes, ou a entrada de um investidor que agrega valor profissional à empresa.
Se trata de uma estratégia para quando a empresa quer ganhar espaço no mercado, crescendo na sua área de atuação ou chamando a atenção de possíveis stakeholders.
O smart money também funciona quando uma empresa deseja ter sócios que tragam experiência, contatos e novas visões de negócios.
Normalmente, o smart money faz sentido para empresas que estão no começo. Mas empresas consolidadas também podem se beneficiar.
Smart money: significado
O termo smart money pode ser traduzido literalmente como “dinheiro inteligente”.
A expressão remete ao capital investido em empresas por investidores experientes ou com profundo entendimento na área. Além do valor financeiro, esse aporte aumenta ou melhora a percepção da empresa no mercado.
Como o smart money funciona?
Não existe evidência de que investimentos através de smart money tenham mais sucesso que outros tipos. Mas é senso comum que o dinheiro inteligente gera mais negociações e especulação, além de influenciar a percepção de como uma startup é vista no mercado.
Uma empresa procura um investidor com mais experiência no mercado e consegue um acordo. Essa parceria é importante para ambas as partes. O dono do smart money deixa de ser apenas um provedor financeiro e passa a fazer parte do dia a dia dos negócios, enquanto o empreendedor consegue potencializar os resultados.
Qual é a importância do smart money para startups?
Geralmente, o investidor smart money compartilha sua experiência no mercado em que a startup atua. Assim, ele traz entendimentos sobre o negócio e pode apresentar soluções estratégicas.
Esse investidor também costuma manter uma boa relação com clientes e representantes.
Mesmo para empresas já estabelecidas, o investidor de smart money é um ativo valioso em uma rodada de investimentos. Ter o nome de um investidor reconhecido ligado ao da empresa pode ser de grande valor.
7 dicas de como buscar smart money para o seu negócio
Na hora de buscar smart money para o seu negócio, é recomendável analisar se o investidor de fato entende sobre o meio em que sua empresa está inserida. Afinal, não vale a pena levar adiante uma negociação que não seja benéfica para ambos os lados.
Confira as dicas:
- Pessoas próximas do seu convívio social e profissional são boas referências na hora de buscar e escolher seu investidor. Converse, busque informações e peça apresentações quando for o caso.
- Esteja atento a eventos de empreendedorismo e notícias da sua área de atuação> Pessoas estratégicas estarão se apresentando e falando de assuntos relevantes.
- Pesquise as movimentações de recursos na Bolsa de Valores, para ter segurança de que o aporte financeiro será real, evitando dores de cabeça no futuro.
- Avalie a adequação de perfil e experiências anteriores no universo de startups.
- Tenha clareza em relação a que tipo de investidor você busca: pode ser alguém com larga experiência na área em que você já atua ou com bons contatos em um segmento que você precisa explorar, por exemplo
- Tenha clareza no seu pitch: é muito importante apresentar sua ideia de forma informativa, sucinta e convincente.
- Alinhe expectativas com transparência e mantenha um relacionamento constante após fechar a parceria.
Você já considerou a importância de ter uma rede de contatos que se ajudam mutuamente trocando ideias e informações? Entenda neste post como o networking pode fazer a diferença no desenvolvimento dos seus negócios.