Smart money, também conhecido como dinheiro inteligente, é aquele que traz mais do que aporte financeiro. Como? Através de investidores que acrescentam valor para além do monetário, como: experiência, contatos, ideias.

Vamos supor que uma pessoa decide empreender e abrir uma sorveteria com frutas típicas de uma região. Os negócios estão indo bem e o proprietário deseja expandir, mas não tem recursos para isso, nem conhece bem o mercado de outras regiões, ou logística para ingredientes. Neste momento, o smart money pode ajudar. 

Mais do que disponibilizar dinheiro, o investidor que embarcar no projeto oferece também todo conhecimento que tem no ramo, além do networking que é fundamental para alcançar os resultados esperados. Um exemplo bem popular dessa aplicação acontece no reality “Shark Tank”, onde criadores de startups procuram apoio de grandes empresários.

Entenda neste post o que é smart money, como funciona, quais são suas vantagens e como um investidor de smart money pode ajudar sua startup.

O que é smart money?

No contexto de investimentos, o termo smart money pode ser entendido de duas formas: um alto valor de investimento aplicado por investidores experientes, ou a entrada de um investidor que agrega valor profissional à empresa.

Se trata de uma estratégia para quando a empresa quer ganhar espaço no mercado, crescendo na sua área de atuação ou chamando a atenção de possíveis stakeholders

O smart money também funciona quando uma empresa deseja ter sócios que tragam experiência, contatos e novas visões de negócios.

Normalmente, o smart money faz sentido para empresas que estão no começo. Mas empresas consolidadas também podem se beneficiar.

Smart money: significado

O termo smart money pode ser traduzido literalmente como “dinheiro inteligente”. 

A expressão remete ao capital investido em empresas por investidores experientes ou com profundo entendimento na área. Além do valor financeiro, esse aporte aumenta ou melhora a percepção da empresa no mercado. 

Como o smart money funciona?

Não existe evidência de que investimentos através de smart money tenham mais sucesso que outros tipos. Mas é senso comum que o dinheiro inteligente gera mais negociações e especulação, além de influenciar a percepção de como uma startup é vista no mercado. 

Uma empresa procura um investidor com mais experiência no mercado e consegue um acordo. Essa parceria é importante para ambas as partes. O dono do smart money deixa de ser apenas um provedor financeiro e passa a fazer parte do dia a dia dos negócios, enquanto o empreendedor consegue potencializar os resultados. 

Qual é a importância do smart money para startups?

Geralmente, o investidor smart money compartilha sua experiência no mercado em que a startup atua. Assim, ele traz entendimentos sobre o negócio e pode apresentar soluções estratégicas. 

Esse investidor também costuma manter uma boa relação com clientes e representantes.

Mesmo para empresas já estabelecidas, o investidor de smart money é um ativo valioso em uma rodada de investimentos. Ter o nome de um investidor reconhecido ligado ao da empresa pode ser de grande valor.

7 dicas de como buscar smart money para o seu negócio 

Na hora de buscar smart money para o seu negócio, é recomendável analisar se o investidor de fato entende sobre o meio em que sua empresa está inserida. Afinal, não vale a pena levar adiante uma negociação que não seja benéfica para ambos os lados. 

Confira as dicas:

  1. Pessoas próximas do seu convívio social e profissional são boas referências na hora de buscar e escolher seu investidor. Converse, busque informações e peça apresentações quando for o caso.
  2. Esteja atento a eventos de empreendedorismo e notícias da sua área de atuação> Pessoas estratégicas estarão se apresentando e falando de assuntos relevantes.
  3. Pesquise as movimentações de recursos na Bolsa de Valores, para ter segurança de que o aporte financeiro será real, evitando dores de cabeça no futuro.
  4. Avalie a adequação de perfil e experiências anteriores no universo de startups.
  5. Tenha clareza em relação a que tipo de investidor você busca: pode ser alguém com larga experiência na área em que você já atua ou com bons contatos em um segmento que você precisa explorar, por exemplo
  6. Tenha clareza no seu pitch: é muito importante apresentar sua ideia de forma informativa, sucinta e convincente.
  7. Alinhe expectativas com transparência e mantenha um relacionamento constante após fechar a parceria.

Você já considerou a importância de ter uma rede de contatos que se ajudam mutuamente trocando ideias e informações? Entenda neste post como o networking pode fazer a diferença no desenvolvimento dos seus negócios.