Você sabe o que é stakeholder? Essa palavra aparece muito em artigos e conversas sobre estratégias e decisões corporativas, mas nem sempre há uma definição clara de seu significado. 

Neste post vamos explicar o que são stakeholders, porque são importantes, qual a diferença para shareholder, e quais são os tipos mais comuns.

O que são stakeholders?

Stakeholders, em linguagem corporativa, são pessoas ou grupos que de alguma forma são relacionados aos processos e resultados de uma empresa, sejam colaboradores diretos ou não.

O termo é usado para definir grupos ou indivíduos que podem afetar ou ser afetados positiva ou negativamente pelo planejamento, objetivos e decisões de uma organização.

A criação do termo é creditada ao filósofo norte-americano Robert Edward Freeman, que define “stakeholder” como “grupos sem cujo apoio a organização deixaria de existir”.

Quanto maior o alcance e a importância de uma companhia, mais stakeholders seus projetos e negócios ela deve considerar. Os stakeholders podem ser divididos em internos – no caso de pessoas e grupos que trabalham diretamente com a empresa – e externos – que atuam fora das atividades da companhia.

Stakeholders: tradução

O termo “stakeholder” é uma união das palavras inglesas stake, que significa participação, e holder, detentor.

Ou seja, stakeholder, em um contexto corporativo, significa integrantes ou grupos com algum tipo de interesse. Assim, a tradução mais simples para stakeholder é “parte interessada”.

Qual é a importância dos stakeholders para uma empresa?

Compreender a importância de cada stakeholder é essencial para o bom funcionamento de uma empresa.

Diferentes stakeholders podem influenciar diretamente o êxito ou fracasso de uma ação. Por isso, ao considerar uma estratégia, é importante mapear corretamente todos os stakeholders que tenham algum poder para alcançar objetivos.

O contrário também é verdadeiro: as ações de uma empresa impactam diretamente os indivíduos ligados a ela. Por isso, é importante ir além da preocupação com lucros ou prejuízos e considerar sempre como suas decisões afetam seus stakeholders. 

Qual é a influência dos stakeholders nas empresas?

De modo geral, os stakeholders são responsáveis por disseminar a reputação da empresa e podem tanto ser catalisadores de novos negócios quanto potenciais divulgadores de produtos e serviços.

Esse poder de influência pode aumentar a chance de sucesso ou determinar o fracasso de uma estratégia. É importante mapear e analisar os stakeholders como partes essenciais dos objetivos de uma organização.

Antes de colocar em prática um projeto, busque ouvir as opiniões de diferentes stakeholders. Um bom plano deve sempre trazer benefícios para todas as partes envolvidas.

Quais são os tipos de stakeholders

Stakeholders são divididos basicamente em dois tipos principais: internos e externos. Mas existem diferentes formas de identificar e classificar stakeholders, a depender do tamanho da empresa e da estratégia adotada.

Confira alguns exemplos abaixo.

Stakeholders internos e externos: veja a diferença entre os dois

Stakeholders internos são aqueles que atuam dentro da estrutura da empresa, como colaboradores e gestores.

Stakeholders externos são aqueles que têm interesse em influenciar o sucesso da empresa, mas não fazem parte da estrutura dela, como clientes, fornecedores e instituições como a imprensa ou o governo.

Stakeholders primários e secundários

Stakeholders também podem ser classificados como primários e secundários. 

  • Stakeholders primários são aqueles diretamente ligados aos sucessos e fracassos da empresa, como proprietários, clientes, colaboradores e concorrentes. 
  • Stakeholders secundários são governos internos e externos, mídia, comunidade, organizações sem fins lucrativos, analistas e instituições financeiras. Ou seja, são organizações que têm influência na empresa, mas não atuam dentro dela.

Outros tipos de stakeholders

É possível considerar outras subclassificações para stakeholders, dependendo da estrutura da empresa. Por exemplo:

  • Stakeholder arbitrário: não tem poder de decisão
  • Stakeholder dominante: tem grande poder de influência
  • Stakeholder dependente: depende do poder ou influência de outros stakeholders
  • Stakeholder definitivo: tem maior poder de influência e decisões

Quais são as diferenças entre stakeholder e shareholder?

Stakeholders são indivíduos ou organizações interessadas ou afetadas por uma companhia.

Já os shareholders, ou stockholders, são aqueles que detêm o capital da empresa, ou seja, proprietários e acionistas.

Podemos dizer que um shareholder sempre é um stakeholder, mas nem todo stakeholder é shareholder.

Stakeholders: exemplos

As partes interessadas de uma companhia ou projeto dependem de fatores como estratégia, objetivo ou tamanho da empreitada. Mas, em geral, podem ser:

  • Colaboradores
  • Acionistas
  • Sócios
  • Clientes
  • Concorrentes
  • Fornecedores
  • Parceiros
  • Comunidade local
  • Governo
  • Sindicatos

Por exemplo: considere que uma foodtech vai se juntar a um hub de inovação de uma gigante do setor alimentício, buscando aproximar de possíveis fornecedores e buscar novos negócios.

Quais são os stakeholders dessa decisão? São todos aqueles afetados pela estratégia, qualquer que seja o resultado dela: de investidores que colocarão dinheiro em novos produtos ou serviços a gestores de RH que vão ajudar a direcionar colaboradores para atuar nessas frentes.

5 dicas de como fazer uma boa gestão de stakeholders

Depois de compreender melhor o conceito de stakeholders, é o momento de considerar qual é a melhor gestão desses diferentes grupos. Lembrando que essa gestão é uma atividade constante e que, quanto maior o tamanho da empresa, mais stakeholders devem ser considerados.

Abaixo, cinco dicas para uma boa gestão de stakeholders:

  • Identifique os grupos e indivíduos direta ou indiretamente interessados nas atividades e resultados da empresa
  • Divida-os de acordo com grau de importância e influência
  • Converse e alinhe suas expectativas com as expectativas dos seus stakeholders
  • Crie um plano de ação para grupo de stakeholders
  • Mantenha um monitoramento das satisfações ou insatisfações de seus stakeholders

Você sabe fazer um mapa de stakeholders? Confira algumas dicas

Um mapa de stakeholders é essencial para ter noção clara de quem são as pessoas ou grupos interessados em um projeto, e poder direcionar de forma correta as tomadas de decisões estratégicas. É interessante que isso seja feito logo no início de um projeto e que o mapeamento considere stakeholders internos e externos. 

Esse processo deve contar com duas fases: 

  • Brainstorm, em que todas as ideias são válidas e todos os stakeholders, grandes ou pequenos, devem ser listados.
  • Classificação, um processo mais demorado, em que os stakeholders devem ser classificados de acordo com importância, influência ou outros critérios adequados ao projeto.

Algumas metodologias propõem mapeamento de stakeholders dividindo-os em quatro critérios: apáticos, defensores, latentes e promotores. Este gráfico traz um exemplo:

 

Um mapeamento de stakeholders pode ser útil para companhias ou projetos de qualquer dimensão, basta aplicar a ideia de listar, identificar e categorizar as partes interessadas.

 

Como um hub de inovação pode ajudar uma empresa a encontrar novas soluções para velhos problemas? O especialista em hubs de inovação José Eduardo Azarite explica neste post.