“A empresa atingiu o break-even 🥳” ou “a startup está demorando para atingir o break-even point 😥”… É possível que você já tenha ouvido expressões como essa e ficado na dúvida: o que, afinal, é break-even e por que as empresas anseiam tanto por ele? 

Bem, esse é o assunto deste post. Entender o conceito e como calcular o break-even é essencial para avaliar a viabilidade e lucratividade de um negócio. 

A partir de que momento uma empresa começa a lucrar? Depois de alcançar o break-even. Este marco se dá depois de alcançar o equilíbrio entre custos operacionais (dinheiro que sai) e receita (dinheiro que entra).

Vamos entender mais? A seguir, veremos a definição, a importância e como calcular esse indicador tão importante. E antecipamos: a conta é bem simples. Bora? Boa leitura.

O que é break-even?

O break-even é o ponto de estabilidade do negócio. É o momento em que a empresa conquista o equilíbrio entre custos e receitas – ou seja, não existe lucro nem prejuízo.

Break-even: significado

Break-even é um termo em inglês que significa empatar, igualar. No mundo dos negócios pode ser traduzido como ponto de equilíbrio

Numa metáfora futebolística, podemos pensar naquele empate comemorado de 1 a 1. Não ganhamos, mas já conseguimos evitar o prejuízo da derrota.

O que vier após o break-even, já pode ser considerado lucro.

Como saber quando alcancei o break-even?

Vamos imaginar que você decidiu abrir uma casa de churros. Além do investimento inicial (maquinário, utensílios, mobiliário, decoração, uniforme, compra do ponto), você terá custos fixos e variáveis para manter o negócio.

Aqui vale já abrir a explicação de que custos são esses:

Custos fixos (CF)

São aqueles que você terá independentemente de produzir ou não seus churros: aluguel, luz, água, internet, salários, impostos etc. Vamos considerar aqui R$ 10 mil mensais.

Custos variáveis (CV)

São aqueles que estão envolvidos diretamente na produção e operação do seu negócio, e que você não teria se não tivesse aberto. 

Como, por exemplo: 

  • ingredientes
  • produtos de limpeza
  • frete para delivery
  • embalagens
  • guardanapos
  • gorjetas

Colocando o conceito na prática

Vamos considerar um valor hipotético de R$ 12 mil por mês para produzir 3 mil churros/mês. Assim, seu custo variável por churros é de R$ 4,00 (12000/3000).

Enquanto os custos fixos são relativamente estáveis, os custos variáveis crescem conforme você aumenta a produção e as vendas (você terá que comprar mais ingredientes, por exemplo). E, em um negócio bem-sucedido, as vendas tendem a ser crescentes (assim esperamos!).

Repare que a casa de churros do exemplo nascerá no prejuízo dos custos fixos. Conforme começa a vender, acrescentará os custos variáveis. 

No momento em que a linha das vendas encontra a de custos totais, a empresa atinge o break-even. A partir daí, começa a haver lucro real.

Confira na imagem. 

break even

Q = quantidade de produtos ou serviços oferecidos 

V = valor em dinheiro 

Qual é a diferença entre break-even e payback?

Atenção para não confundir! Quando falamos em break-even, não estamos falando da recuperação do investimento inicial, pois esse é o payback. O break-even é o equilíbrio de custos e receitas.

Em termos gerais: o payback é um cálculo realizado para descobrir em quanto tempo os lucros das operações cobrirão o investimento inicial. 

No exemplo da casa de churros, seria o custo de maquinário, utensílios, mobiliário, decoração, uniforme, compra do ponto etc. – tudo o que foi gasto para que o negócio fosse iniciado.

Enquanto isso, o break-even é um indicador que mostra para o administrador quando as receitas e os custos estão equilibrados, ou seja, que a empresa é financeiramente saudável.

Qual é a importância do break-even?

Entender o break-even point ajuda a:

  • verificar a viabilidade do empreendimento
  • fazer o planejamento de custos
  • reavaliar preços cobrados
  • traçar estratégias de compensação entre períodos de maior ou menor venda, no caso de negócios sazonais

Por que calcular break-even?

Em geral, podemos dizer que quanto mais cedo o break-even é atingido, melhor. Mas vale ressaltar que não tem como precisar o tempo ideal para que ele aconteça. O ponto de equilíbrio varia conforme o tipo de negócio. 

Há empresas que contam com poucos clientes e margens altas, enquanto outras têm muitos consumidores, mas margens mais baixas.

Isso varia também de acordo com o “fôlego” do empreendedor. Por quanto tempo ele consegue manter o negócio sem lucro imediato?

Entenda como calcular break-even

Mas, afinal, como calcular o break-even? Voltemos ao exemplo da casa de churros.

Até aqui, vimos que o custo total dela (fixo + variável) era, em média, de R$ 22 mil. Numa conta simples, diríamos que o equilíbrio seria alcançado quando a empresa recuperasse os R$ 22 mil da soma de custos mensais. 

Assim, se cada churro custasse R$ 10, seria necessário vender 2.200 churros para zerar a conta. 

Mas temos uma boa notícia: o número real é menor que esse.

Como existem gastos que variam de acordo com o sucesso do empreendimento, é preciso incluir mais variáveis nesse cálculo. 

Agora, sim, veja a fórmula de cálculo break-even point (BEP)

Existem duas fórmulas mais conhecidas para calcular o break-even: 

  1. Calculando quantas unidades precisam ser vendidas para chegar ao equilíbrio das contas. 
  2. Obtendo o valor financeiro que precisa ser alcançado para equilibrar os custos.

Vamos considerar:

  • Custos fixos (Cf): R$ 10 mil mensais
  • Custos variáveis (Cv): R$ 12 mil por mês para produzir 3 mil churros/mês. Custo variável médio por churro R$ 4,00
  • Preço por churro (P): vamos considerar R$ 10
  • Margem de contribuição (MC): é a diferença entre o valor das vendas e do custo variável da produção de cada unidade (10-4= 6)
  • Percentual da margem bruta (PMB) – é o resultado da divisão da margem pelo custo de produção (custo variável). 6/10 = 0,6 (ou 60%)

Fórmula para saber quanto a empresa precisa vender para alcançar o break-even

Break-even point = custos fixos/margem de contribuição 

BEP= 10 mil/ 6 = 1.666

Ou seja: considerando que R$ 4,00 responde ao custo médio por churros, ele não é contabilizado na equação. Portanto, preciso vender 1.666 unidades para chegar ao break-even da nossa casa de churros.

Fórmula para saber quanto a empresa precisa faturar para atingir o break-even point

Break-even point = Custos fixos / (1 – (Custos variáveis / Vendas))

BEP= 10.000 / 1- (12.000/30.000)

10 mil/ 1- (0,4)

10 mil/0,6 = R$ 16.600

Aqui, considerando-se os custos fixos e variáveis, vemos que o faturamento da empresa deve chegar a pelo menos R$ 16.600,00 para que seja atingido o break-even point.

Entenda por que startups devem trabalhar com o break-even

Entender o break-even point é importante para qualquer empreendimento, especialmente as startups – que podem demorar mais a dar lucro. 

Sabemos que não é incomum que esse tipo de negócio precise de mais capital até conquistar o ponto de equilíbrio.

Pode ser necessário aumentar gastos em pesquisa e desenvolvimento para aprimorar ou atender novas demandas. Outro investimento que auxilia a alcançar essa meta é em planejamento de marketing, para montar estratégias de prospecção, por exemplo. 

A demora em dar lucro não significa que a empresa não é viável. Ela só precisará de mais “fôlego inicial”.

No exemplo da casa de churros, com o sucesso de vendas pode-se verificar que o ponto escolhido é muito pequeno, por isso está gerando muitas filas. Isso, por sua vez, pode afastar outros potenciais clientes. 

Torna-se necessário, então, fazer mais investimentos: ampliar equipe, comprar mais equipamentos, mudar para um lugar maior – alterando custos e precisando rever cálculos. 

Mas o cálculo de break-even ajuda a respirar fundo e olhar à frente, visualizando o momento em que os custos serão compensados.

 

Agora que você já está familiarizado com o break-even e sabe como ele é importante para seus negócios, o que acha de aprender um pouco mais sobre Market Share e entender como medir a grandeza da sua empresa?