Você sabia que o Brasil é uma das empresas com mais startups no mundo? Nosso país é um potente celeiro de ideias inovadoras, com mais de 11 mil startups de diferentes segmentos em atividade.
Nesse contexto, não é de se espantar que tenham surgido várias empresas bem-sucedidas, alcançando o status de startup unicórnio.
Uma startup unicórnio é aquela que consegue valor de mercado de pelo menos um bilhão de dólares antes de abrir capital. Alguns exemplos mais famosos são a 99, o Nubank e o iFood.
Neste post nós falamos um pouco sobre as características de unicórnio, o que isso significa para uma empresa e quais são os outros animais da fauna das startups.
O que é startup unicórnio?
Startup unicórnio é o nome dado para empresas privadas de tecnologia avaliadas em mais de um bilhão de dólares antes do IPO (Initial Public Offering), a abertura de capital em bolsa de valores.
O termo foi cunhado por Aileen Lee, fundadora da Cowboy Ventures em 2013
Um exemplo notório é a Uber, que revolucionou o transporte individual, permitindo que os usuários solicitem um veículo com alguns cliques em qualquer lugar e a qualquer momento.
Características das startups unicórnio
Além da avaliação de mercado de pelo menos um bilhão de dólares, as startups unicórnio em geral têm outras características em comum:
- São empresas jovens e ambiciosas;
- Têm alto investimento em tecnologia;
- Têm alto potencial de crescimento;
- Causam impacto positivo em seu setor de atuação;
- Têm o cliente como foco de processos internos e externos;
- Conseguem ocupar o espaço de empresas tradicionais;
- São consideradas inovadoras em seu setor de atuação;
- Oferecem vantagens competitivas (ex.: garantia de maior qualidade, agilidade, custos baixos ou solução para um problema de mercado).
Como surgiram as startups unicórnio?
O termo startup unicórnio vem sendo usado desde 2013, quando o fundador da Cowboy Ventures, uma empresa de venture capital para startups, usou-o pela primeira vez.
Na época, as startups unicórnio eram principalmente norte-americanas de tecnologia, como o Airwatch, o Twitter e o WhatsApp.
Como uma startup vira unicórnio?
Uma startup se torna unicórnio ao alcançar valor de mercado de pelo menos um bilhão de dólares antes de abrir capital na bolsa de valores.
De modo geral, as empresas que atraem esse valor de mercado são startups de tecnologia e inovação, com alto potencial de escalabilidade e perspectiva de crescimento acelerado.
A análise que determina o valor de mercado de uma startup deve vir de investidores, que vão considerar diversos aspectos.
Entre eles estão: o plano de negócios, o histórico dos sócios e da equipe envolvida e as perspectivas futuras do mercado em que a empresa atua.
Como fazer a avaliação para descobrir se é uma startup unicórnio?
A avaliação, ou valuation, de uma startup é feita a partir da análise de fatores diversos e projeções econômicas e financeiras, além de expectativas e incertezas dos investidores.
São feitos cálculos especializados que precisam considerar o potencial de crescimento e prosperidade dentro de cenários muitas vezes incertos. Afinal, startups não têm os mesmos históricos de empresas tradicionais.
As avaliações de startups que podem indicar se uma empresa é ou não unicórnio podem depender de fatores subjetivos.
Também podem considerar o impacto do empreendimento para a sociedade, grau de inovação e perspectiva de aceitação a longo prazo do mercado em que a empresa está inserida.
Quais são os métodos mais usados para fazer a avaliação de startups?
Alguns dos métodos mais usados por fundos de investimento ou investidores-anjo são:
- Método de capital de risco: que procura responder qual é o retorno que o potencial investidor terá a médio ou longo prazo.
- Método First Chicago: que faz o cálculo do valor de uma startup a partir de três cenários (pessimista, provável, otimista).
- Método Berkus: que considera cinco fatores: valor da ideia, protótipo, time de execução, relações estratégicas e capacidade de produção.
- Método de avaliação de fatores de risco: que avalia o valor inicial da startup e o ajusta de acordo com doze riscos diferentes, como estágio do negócio e risco de litígio.
- Método Scorecard: que determina o valor inicial e faz o ajuste seguindo diferentes critérios de sucesso do projeto.
- Método Comparable Transactions: que busca transações similares e faz comparações com empresas proporcionais.
Conheça os principais unicórnios brasileiros
De acordo com o StartupBase, o Brasil está entre os 10 países do mundo com mais startups avaliadas acima de um bilhão de dólares, com 16 unicórnios entre mais de 11 mil startups em todo o país.
Em média, as startups brasileiras levam entre seis e oito anos para se tornarem unicórnios. Mas há casos excepcionais, como a Merama, do segmento de marketplaces de varejo, que atingiu a marca em doze meses.
Algumas das startups unicórnios brasileiras mais conhecidas são:
- 99;
- Nubank;
- Quinto Andar;
- Daki;
- Frete.com;
- Mercado Bitcoin;
- Loggi;
- GymPass;
- iFood;
- Hotmart.
O que muda em uma startup ao tornar-se unicórnio?
A maior mudança é na percepção do mercado sobre a empresa. Espera-se que, além de tornar-se referência no mercado, atraindo interesse tanto de potenciais parceiros e clientes quanto dos concorrentes diretos, a startup invista em crescer a operação.
Esse crescimento pode significar aquisição de talentos, mudanças de processos, novos stakeholders e maior conexão com outros players.
É importante ter atenção do ponto de vista da cultura empresarial, demandando atenção dos fundadores para executar estratégias sem perder o controle da operação.
Conheça outros animais no ecossistema da inovação
Para além de unicórnios, os modelos de negócios para startups podem lembrar um zoológico, com zebra, camelo, cabra, camaleão e outros bichos.
Essas denominações não são padrão e têm sido pouco utilizadas no mercado atualmente. Novos ou outros ‘bichos’ também podem surgir ou sumir conforme o momento. Seguiremos de olho pra contar tudo aqui no blog!