A transformação digital é uma realidade nas empresas e na sociedade como um todo.

A assinatura digital, o e-commerce, as redes sociais, os arquivos em nuvem, as criptomoedas, o big data, a internet das coisas (IoT) e os aplicativos são alguns dos muitos exemplos de ferramentas que auxiliam no processo de transformação. Mas antes de pensarmos em sua implementação, vamos entender o que significa a transformação digital?

O que é transformação digital nas empresas?

A transformação digital é o processo que as empresas utilizam para integrar tecnologias digitais para modificar e aprimorar processos, cultura e experiência dos clientes. 

Segundo o autor David L. Rogers, no livro “Transformação digital: Repensando o seu negócio”, as tecnologias digitais estão reformulando cinco domínios da estratégia: clientes, competição, dados, inovação e valor. 

Esses domínios descrevem o panorama digital encontrado pelas empresas de hoje, mudando as regras de como as empresas devem operar no mercado para serem bem-sucedidas.

Entretanto, mais do que a adoção de novas ferramentas, a transformação digital de empresas é, fundamentalmente, uma mudança de mentalidade. 

A partir desse novo mindset, temos novas formas de identificar desafios e gargalos e pensar soluções ágeis e otimizadas para eles. 

A importância da transformação digital nas empresas

Ter uma estratégia de transformação digital é essencial para manter a competitividade da empresa. Isso permite a capacidade de adaptar-se rapidamente às mudanças, aumentando a produtividade, reduzindo custos operacionais e melhorando a experiência dos clientes.

Mas atenção: não basta apenas contratar uma equipe de Tecnologia e Informação (TI) para a transformação digital acontecer. Para ela ser real e eficaz, a mudança deve acontecer em todos os setores. 

A transformação digital é só para empresas de tecnologia? Veja esse e mais 3 mitos

“Precisa ver com o pessoal de TI” é uma frase bem comum em empresas que ainda não abraçaram a transformação digital por completo.

Como antecipamos no tópico acima, a transformação digital não é apenas tarefa de um setor. Muito menos exclusiva de empresas de tecnologia. 

Vamos conferir outros mitos que envolvem a transformação digital:

Mito 1: Para fazer a transformação digital é só investir em tecnologias de ponta.

Investimentos em equipamentos podem ser necessários, mas antes é preciso pensar na estratégia da empresa. 

Assim, é importante responder a seguinte pergunta “o que realmente queremos alcançar com a transformação digital?” –

Além disso, é crucial desenvolver a capacitação das pessoas envolvidas no projeto. 

Mito 2: Capacitar as pessoas é só treiná-las para operar os sistemas

Saber operar ferramentas e sistemas é importante. Além disso, é fundamental compartilhar com a equipe o potencial dessas tecnologias na resolução de problemas. 

Isso significa ampliar a capacidade criativa e de inovação do time para que possam trabalhar lado a lado com as equipes dedicadas a isso.

Mito 3: A transformação digital vai acabar com os empregos

Apesar de inteligências artificiais poderem substituir trabalhos humanos em algumas tarefas mais mecânicas, outras necessidades surgem com a transformação digital. Aliás, o estudo Projetando 2030: uma visão dividida do futuro, promovido recentemente pela Del, prevê que 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram criadas.

Com a automação de alguns processos, os colaboradores ficam mais livres para pensar em atividades estratégicas e criativas. Para isso, é preciso investir em formação e capacitação constante. 

6 benefícios de investir em transformação digital agora

Se a sua empresa ainda não está convencida da importância da transformação digital, reunimos uma lista de seis benefícios para começar a pensar na implementação a partir de agora.

  1. Acompanhar as tendências de mercado;
  2. Direcionar investimentos e ações a partir de dados objetivos;
  3. Atender expectativa da nova geração de clientes;
  4. Aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos;
  5. Reduzir custos e obter maior controle da produção;
  6. Conhecer melhor o cliente e personalizar ofertas.

Pilares da transformação digital

A transformação digital ultrapassa o uso de ferramentas e softwares para ser realmente transformadora, as mudanças se baseiam em três pilares: pessoas, modelo de negócios e processos

Entenda cada um desses pilares:

Pessoas ainda mais no centro

O principal pilar da transformação digital é a melhor experiência das pessoas. Afinal, são as pessoas que fazem a reputação da empresa. E aqui falamos de clientes e colaboradores.

Clientes

Os consumidores mudaram sua forma de adquirir, hoje eles pesquisam, avaliam e trocam informações entre si. 

Além de acompanhar essa conversa nas redes e ter uma boa automação de atendimento, é preciso fazer uma boa análise de dados cedidos nesses contatos.

A partir dos rastros deixados a cada navegação, é possível ver padrões, avaliar o que está ou não funcionando e fazer testes. 

Além disso, e talvez o mais interessante, a visão data driven (orientada por dados) permite antecipar necessidades e personalizar ofertas. 

Assim, com a transformação digital, o cliente deixa de ser apenas um “público-alvo”, e vira também um parceiro e influenciador de mudança.

Colaboradores

Já a atração e retenção de talentos nas empresas também é essencial para avanços no médio e longo prazos. 

Por isso, o processo de transformação digital precisa incluir a capacitação de talentos para operarem no novo cenário. 

A atuação em conjunto e a troca de conhecimentos entre as áreas ajudam na implementação do mindset inovador, não só nas áreas de tecnologia, mas em todos os setores da empresa. 

Modelos de negócio

A transformação digital trouxe mais agilidade para os negócios dos mais diversos setores. 

Os novos modelos de negócio precisam se tornar mais rápidos e estratégicos para acompanhar as mudanças – seja da concorrência, seja das necessidades do público consumidor.

Nesse sentido, a colaboração ganha mais espaço sobre a competição.

Na transformação digital, se vê maior colaboração entre setores que antes nem se conectam para gerar benefícios aos clientes – e ampliar margens de negócios. 

Dessa forma, vê-se grandes empresas se unirem a pequenas para cocriarem soluções e empresas de setores diferentes somarem expertises para ampliar a oferta de valor. 

Processos digitalizados e automatizados 

A digitalização e automatização de processos até então mecânicos e repetitivos são o pilar mais óbvio da transformação digital. 

O uso de tecnologias permite que a equipe dedique mais tempo a atividades estratégicas com maiores retornos no longo prazo. Além disso, é possível aproveitá-las para aumentar a produtividade e auxiliar na tomada de decisão e redução de custos.

Ainda assim, colocamos em terceiro lugar aqui porque tudo isso só faz sentido quando inserido numa mentalidade de valorização de pessoas e de atualização de modelos de negócios. 

Afinal, como aplicar a transformação digital em uma empresa?

Como já antecipado acima, não basta contratar uma equipe de tecnologia (embora isso seja necessário também!). 

Para aplicar a transformação digital é preciso investir no engajamento e empoderamento da equipe e dos clientes para essa nova fase.

1. Pensar estrategicamente

O primeiro passo é pensar quais são as necessidades da sua empresa e quais setores podem trazer resultados positivos da digitalização de forma mais ágil. 

A partir dessa análise, é possível vislumbrar por onde começar a implementação das mudanças.

2. Engajar a equipe

Mesmo que a digitalização comece por apenas um setor, é importante envolver toda a empresa para que comecem a experimentar essa nova forma de visualizar desafios e soluções.

3. Empoderar colaboradores

Crie canais para receber e avaliar sugestões.

 Esse é um passo complementar ao engajamento: envolve a capacitação do time como um todo para que, além de aderir aos novos processos, possam contribuir com eles. 

Assim, pessoas que antes cumpriam ações mais mecânicas podem ser estimuladas a pensar de forma mais estratégica.

4. Buscar parcerias

Estudar empresas que tenham feito um processo similar serve como benchmarking – para aprender com acertos e erros. 

Também é importante estudar o mercado como um todo – o público está pronto para essa inovação? – e buscar parceiros em TI para cocriar soluções.

5. Revisar processos

Tenha em mente que as tecnologias estão sempre evoluindo. Além de definir quais as melhores ferramentas para digitalizar ou automatizar um processo, é fundamental estabelecer uma cultura de reavaliação para a melhoria constante. Metodologias ágeis são ideais para isso. 

3 erros que impedem a transformação digital nas empresas

Ignorar os pilares e não incluir as pessoas do time no processo de transformação digital da empresa são erros que já comentamos aqui. 

Além desse, reunimos outros três que você deve ficar de olho para não cometer e comprometer a modernização do seu negócio.

  • Não programar investimentos: ferramentas e softwares podem ter um custo elevado – e pode levar um tempo para a empresa recuperar o investimento. Dessa forma, é importante fazer um planejamento.
  • Tentar fazer tudo ao mesmo tempo: além dos altos custos envolvidos, existe também o tempo de adaptação da cultura da empresa. Começar por um setor estrategicamente escolhido é importante para reunir aprendizados que poderão ser aproveitados pelas próximas áreas.
  • Achar que a transformação digital já está pronta: o custo disso é perder o bonde da evolução tecnológica e cultural. A transformação digital inclui um processo de constante atualização e melhorias.

7 tendências de transformação digital para 2023

Segundo o relatório da Mulesoft, empresa da Salesforce, uma das maiores empresas de software e transformação digital, são sete as principais tendências de transformação digital para 2023.

  1. Mais investimento em automação: a empresa estima que 80% das empresas estão focadas nesse processo para poupar tempo, produzir mais com menos recursos. 
  2. Programação no foco da estratégia: investimento em programações simplificadas ampliarão o acesso e conectividade – e impulsionar a inovação e a agilidade.
  3. Ferramentas de no e low/code vão acelerar a transformação. As versões simplificadas podem aliviar a carga dos técnicos em TI e abrir espaço para equipes híbridas com expertise em negócios e em tecnologia.
  4. Investimentos em experiências totais (TX) para ampliar lealdade de consumidores e colaboradores. Estratégias de Customer Experience tendem a cativar e fidelizar o público, enquanto a Employee Experience ajuda a atrair e reter talentos para geração de resultados.
  5. Mais decisões automáticas em tempo real baseada em dados. Com isso, a tendência é reduzir o custo de oportunidades desperdiçadas – ou tomadas fora de prazo.
  6. Mais investimento em cibersegurança: com a ampliação da digitalização, aumentam também os riscos e a necessidade de investir em segurança de dados. Gerenciamento de conexões, API, programações e BOT automáticos fazem parte disso. 
  7. Sustentabilidade em Tecnologia da Informação: a integração de dados e informações num mesmo local – e não replicado em diferentes sistemas – será importante para a sustentabilidade das operações tecnológicas.

Como startups impactam no sistema de transformação digital 

Nascidas em ambiente digital, com olhar voltado à inovação e metodologias ágeis, as startups têm o potencial de revolucionar seus setores. 

As startups estão levando mudanças a todos os setores da economia, do agronegócio ao e-commerce, seja reduzindo tempo nos mais variados processos, ampliando acesso ao público ou melhorando produtividade e qualidade. Mudar formas de prospecção e rever formas de investimentos também estão entre as tantas transformações possíveis.

Mas as grandes empresas não precisam se sentir ameaçadas. O pensamento digital trabalha com parcerias e cocriação – sistemas em que todos crescem e evoluem juntos. 

 

A inovação aberta é peça essencial da transformação digital de empresas e de integração com o mindset inovador de startups. 

Saiba mais sobre isso em: INOVAÇÃO ABERTA