É ouvir a palavra hackathon que a turma de tecnologia e inovação já se anima. A alegria tem razão de ser: cada hackathon é uma oportunidade de aliar desafio, aprendizado, trocas, diversão, networking – e quem sabe até um prêmio ou novos negócios.

Empresas e até governos também têm razões de sobra para vibrar com esse tipo de evento. Afinal, terão diversos talentos reunidos pensando e criando soluções e tecnologias para seus desafios. 

Mas um hackathon nunca é igual ao outro (e aí está mais um motivo porque gostamos tanto). 

Por isso, nesse artigo vamos entender melhor o que é um hackathon, seus tipos, seus objetivos, benefícios, como participar e como organizar um. 

Ufa, uma maratona de conteúdo: pegue um café e tenha boa leitura. 

O que é hackathon?

Hackathon é um evento com dinâmica de competição de grupos para desenvolver soluções a determinados desafios. 

O termo é a união de duas palavras: hack (que vem da programação) e thon (que deriva de maratona), e isso já indica que é um evento de fôlego.

O hackathon tem local e duração predeterminadas, podendo durar um dia ou até uma semana! 

Nesse período, os participantes se concentram para entender os desafios apresentados. Também é o momento de discutir hipóteses de solução e arregaçar as mangas para desenvolvê-las e testá-las.

É uma verdadeira maratona, onde o problema é o ponto de partida, e a inovação é o ponto de chegada. Claro que, durante a corrida, rola muita troca de ideias, cartões de visita, café, energético, comidinhas e diversão!

Os exercícios são feitos em grupos com profissionais de diferentes áreas: negócios, tecnologia da informação e design são as mais frequentes. Mas isso pode variar de acordo com o nicho de cada hackathon.

Qual é o objetivo de um hackathon?

Nos primeiros hackathons do início dos anos 2000 a intenção era basicamente desenvolver ou aprimorar softwares. Hoje, é difícil especificar apenas um objetivo.

A dinâmica de competição imersiva dos hackathons pode ser utilizada para atender qualquer necessidade de soluções criativas e inovadoras.

Desenvolver aplicativos, ferramentas, testes de segurança são algumas das possibilidades mais frequentes, mas não as únicas. 

Hoje a fórmula pode ser usada para desenvolver campanhas publicitárias e até criações artísticas – sem necessariamente envolver tecnologia.

Os hackathons corporativos ainda cumprem um objetivo paralelo que é o de recrutamento de profissionais capacitados. Dessa forma, reconhecem quem já têm seu talento e engajamento posto à prova na competição. 

12 benefícios de um hackathon

Os benefícios de promover um hackathon – ou de participar de um são muitos e rendem uma boa lista. Vamos conferir?

5 benefícios para quem promove um hackathon

  1. Encontrar diversas soluções em pouco tempo;
  2. Antecipar tendências e descobrir novas tecnologias;
  3. Destacar-se no setor de atuação como marca inovadora;
  4. Fortalecer a marca empregadora, atraindo e retendo talentos;
  5. Incentivar o desenvolvimento tecnológico no país.

7 benefícios para quem participa de um hackathon

  1. Ampliar networking (o que nos leva aos benefícios 2, 3 e 4);
  2. Mostrar seus conhecimentos e capacidade de trabalho em equipe;
  3. Aprender e trocar experiências com pessoas da sua área e outras;
  4. Possibilidade de contratação ou de fechar negócios;
  5. Desafiar-se a buscar soluções em conjunto;
  6. Concorrer a prêmios;
  7. Divertir-se! Além de estar fazendo o que você gosta, ainda costuma ter ótimas opções de lazer para descontrair nesses eventos.

Quem pode participar de hackathon?

As regras de participação variam a cada tipo de hackathon.

Em alguns casos, os eventos são fechados para funcionários ou estudantes de uma universidade. Em outros, as inscrições individuais podem ser feitas inclusive independentemente do tipo de formação. 

Em todos os casos, é legal que as equipes contem com pessoas de saberes diferenciados e com pelo menos um desenvolvedor por time. 

Hackathon: exemplos

Grandes ou pequenos, existem hackathons para todas as necessidades.

Operadoras de planos de saúde, de telefonia, indústria automobilística, bancos, empresas do setor alimentício (olha nós aqui!), secretarias de governo, por exemplo, tem seus próprios hackatons.

Em novembro deste ano ocorreu o UN Big Data Hackathon – organizado pela Divisão de Estatística das Nações Unidas (UNSD). 

Equipes do mundo inteiro se reuniram na Indonésia para desenvolver ideias e soluções conectadas com os aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e auxiliar na resolução de desafios globais. 

O evento também teve participações online e híbridas. As equipes brasileiras selecionadas puderam participar direto da sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro.

Em 2022, a Nestlé promoveu dois encontros, os Datahack, em abril e em outubro. 

Iris Sachimoto, coordenadora de business analysis, e Patricia Kristman, gerente de análise de dados, contaram em entrevista ao blog Tá Fervendo que, graças ao sucesso dos eventos, os eventos foram tão bem-sucedidos que já há previsão de uma nova edição em 2023.

Os DataHack de Nestlé seguem o que Iris e Patricia chamam de “datathon” (leia no próximo tópico sobre os diferentes tipos de hackathon!), ou seja, uma maratona de inovação com foco em análises de dados.

Entre os projetos premiados no DataHack de Nestlé está o de Iris. Ela e seu time partiram de uma minuciosa análise de dados para, ao longo do encontro que durou uma semana, trazer uma proposta de solução para a questão do desperdício de produtos. 

“A solução que nós apresentamos foi a partir de uma análise de dados preditiva dos produtos de categoria lançamentos. Nós chamamos de salvage a destruição dos produtos que já estão muito perto da data de vencimento e não dá mais para comercializar, o que é mais comum com produtos novos no mercado. Percebemos que essa  era uma dor gigantesca, o tipo de coisa que se você consegue 1% de melhora já é um retorno enorme para a companhia.” 

A solução apresentada, que ficou em primeiro lugar no DataHack, foi criada a partir da análise da escala de venda do produto e seu gráfico de queda. Assim, foi possível calcular o quanto cada lançamento precisa ser produzido.

Quais são os tipos de hackathon?

Os objetivos da inovação podem ser diferentes em cada nicho. Isso se reflete nos diferentes modelos de hackathon. Vamos ver os mais usuais?

Hackathon interno:

Nesse modelo, participam os integrantes de uma mesma empresa ou universidade. O objetivo é pensar melhorias em processos, testar ou criar ferramentas de trabalho e atendimento.

Os resultados são ainda melhores quando se misturam nos grupos pessoas de diferentes áreas da empresa para pensar soluções para um problema comum. 

Um bom efeito colateral é a maior conexão do time como um todo e a possibilidade de continuar tendo trocas no dia a dia do trabalho. 

Uma forma de incentivar o engajamento nessas ações é oferecer um prêmio legal ao grupo que apresentar a solução mais criativa ou promissora.

Hackathon externo

Aqui uma empresa ou órgão de governo convida o público externo a participar e pensar soluções para algum desafio que está sendo enfrentado na pela companhia. 

Funcionários da empresa se misturam aos grupos como mentores ou participantes comuns. 

No final, além de diversos caminhos de solução, é possível que pessoas ou grupos que se destacaram fecham uma parceria com a empresa que promoveu o hackathon.

O hackathon externo também pode ser organizado para recrutamento de pessoal.

Hackathon clássico

Um hackathon, vários desafios, e muitas pessoas reunidas no mesmo local divididas em grupos. 

Aqui, além de pensar em soluções para problemas propostos, também podem acontecer palestras, debates e outras formas de integração entre participantes. 

Um hackathon clássico também prevê algum tipo de premiação para as soluções apresentadas.

Hackathon online

Modelo que mais cresceu durante a pandemia, o hackathon online é uma boa alternativa para reunir pessoas de diferentes partes do mundo, com um custo menor.

DataThon

Pense em um hackathon data driven. O datathon segue o mesmo formato de um hackathon tradicional, com desafios e premiações, mas com foco em soluções propostas a partir de análises de dados. 

Iris e Patrícia, do DataHack, contam que a quantidade de boas propostas inovadoras foi tão grande que não houve como premiar todo mundo. 

E que Tanto Nestlé quanto colaboradores ficaram animados com a possibilidade de adotar ideias inovadoras que surgiram nos dois DataHacks feitos em 2020.  

Quais são os desafios de um hackathon?

O primeiro desafio na organização de um hackathon é a definição do desafio que será apresentado ao público.

É preciso ter clareza sobre o que se quer resolver e quais subsídios e insumos serão dados aos participantes. 

No caso de hackathons externos, é preciso cuidado para não divulgar informações ou fragilidades institucionais. 

Definir o tipo de hackathon, a premiação envolvida, os critérios de avaliação e o corpo de jurados são os próximos passos. 

5 dicas de como organizar um hackathon

Definiu o desafio e quer organizar um hackathon memorável? Preste atenção nas dicas a seguir:

1 – Invista em infraestrutura. 

Se for presencial e especialmente se a ideia for virar a noite (ou noites), o local escolhido faz muita diferença. Confira a quantidade de mesas, cadeiras, tomadas, espaço para refeições, banheiros e atividades de lazer. E, por favor, não esqueça: uma excelente conexão de internet.

2 – Tenha um edital com regras claras 

Especifique quais serão as etapas e critérios de formação de equipe, de pontuação e premiação. Vale ter uma consultoria jurídica na hora de redigir esse documento.

3 – Escolha e oriente bem a comissão avaliadora

Especialmente quando houver prêmios significativos, o júri precisa ser isento e passar segurança para os participantes de que a avaliação será justa. A comissão pode incluir avaliadores internos e/ou externos para avaliar as diferentes etapas de cada projeto e contribuir com considerações e sugestões para projetos futuros. Em alguns casos, também é possível optar pela votação popular para definir os vencedores.

4 – Capriche na divulgação

Quem você gostaria que participasse? Divulgue convites em universidades, hubs de inovação e associações de área do seu nicho. Vale também investir em mídia segmentada para o seu público alvo.

5 – Reconheça o esforço dos participantes

Além de premiar os vencedores, é legal reconhecer iniciativas que se destaquem ao longo do evento. Colaboração, criatividade, organização, conhecimento técnico e proatividade são alguns exemplos de comportamentos que merecem ser reconhecidos pela coletividade.

 

Vai participar de um hackathon e quer caprichar na apresentação final? As técnicas de um bom pitch podem ajudar a impressionar a banca avaliadora. Leia: Pitch: como apresentar sua startup e abrir portas para novas oportunidades